APES distribui informativo na UFJF e IF Sudeste MG

A APES está distribuindo no campus da UFJF e do IF Sudeste MG um informativo com o objetivo de convocar todos os docentes à próxima assembleia. Na primeira página, está traçada uma análise do momento atual da mobilização e os eixos da pauta revindicada pelo movimento. Na página 2, um relato das greves docentes ao longo dos anos, suas conquistas e dados históricos. Clique aqui para baixar a versão em PDF ou acompanhe abaixo as informações

Docentes voltam a se mobilizar em todo o país

Professores e professoras são chamados às assembleias em todo o país para deliberar
sobre a greve. A Assembleia Geral da APES será na terça feira, dia 26, às 17h, na Faculdade de Comunicação

Nos dias 15 e 16 de maio, 43 Seções Sindicais participaram da reunião do Setor das federais do ANDES-SN.
Após amplo debate, o Setor indicou para as Seções Sindicais, a realização de assembleias gerais preferencialmente entre os dias 20 e 25 de maio para deliberar sobre a deflagração da greve no dia 28 de maio de 2015.
A decisão do Setor se baseou nos eixos aprovados no 34º Congresso: defesa do caráter público das Instituições Federais de Ensino; condições de trabalho; garantia da autonomia; reestruturação da carreira e valorização salarial de ativos e aposentados. Também foi decidido por reivindicar que o processo negocial seja retomado a partir do acordo assinado com a Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC), em abril de 2014, sobre os pontos conceituais da carreira, estabelecendo relação com a pauta emergencial, que cobra a reversão dos cortes no orçamento e ampliação de investimento nas IFE. Os docentes também lutam contra a contratação via Organizações Sociais, a terceirização no serviço público e contra a suspensão dos concursos públicos nas IFE. Professores e professoras cobram ainda, entre outras reivindicações, a data base e o reajuste linear para todos os SPF.
Vale lembrar que estas são reivindicações históricas da categoria docente na luta em defesa da qualidade da Educação Pública Federal e que a carreira dos professores federais sofreu profunda desestruturação após a alteração imposta pelo governo federal em 2012, com a lei 12.772.
Por isso, o sindicato convoca professores e professoras para a Assembleia Geral da APES no dia 26 de maio, terça feira, na Faculdade de Comunicação da UFJF, às 17h para deliberar sobre a deflagração da greve.
Discutir a conjuntura atual, defender a educação Pública e Gratuita, reivindicar condições de trabalho e de carreira, além de cobrar garantias para o funcionamento das IFE, é obrigação de todos nós.
Não falte. Em todas as ocasiões podemos ser professores e professoras, mesmo fora da sala de aula.