APES divulga nota de repúdio ao ataque contra a democracia brasileira

Diante dos fatos vivenciados na capital federal na tarde deste domingo, 08 de janeiro, a APES divulgou nota de repúdio ao ataque contra a democracia brasileira, confira:

Nota da APES de repúdio ao ataque contra a democracia brasileira

Na tarde desse domingo, 8 de janeiro, o descanso da classe trabalhadora brasileira foi interrompido por cenas ultrajantes. O neofascismo, que há mais de dois meses dá espetáculos grotescos em seus acampamentos e manifestações golpistas, partiu para a ofensiva insurrecional. Bem orientadas, equipadas e financiadas por articuladores que se mantêm ocultos, levas de insatisfeitos com o resultado eleitoral se encontraram em Brasília, e, sem dificuldades, invadiram os prédios que simbolizam os Três Poderes constituídos da República. O Congresso Nacional, O Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto tiveram suas sedes invadidas e barbaramente vandalizadas.

Abundam as imagens de todo o deslocamento, a comprovar que as forças de segurança pública não cumpriram com suas funções constitucionalmente estabelecidas, o que favoreceu a atuação dessa multidão violenta. A ação era organizada abertamente há semanas, e qualquer serviço de inteligência teria identificado os pontos de atuação para prevenir o desfecho anunciado. O desprezo pela vida democrática é eloquente nessa tentativa frustrada de insurreição, como é patente seu ódio pela cultura, a arte e a ciência, na destruição que não poupou móveis ou obras de arte.

A APES declara publicamente seu repúdio por tais atos criminosos, de caráter terrorista, cujo fundamento fascista busca atropelar as instituições, inviabilizar o debate público e impor suas concepções discriminatórias de forma violenta. Somamos nossos esforços aos do ANDES – Sindicato Nacional, na defesa da democracia brasileira, contra as forças do obscurantismo. Estaremos, uma vez mais, junto às organizações que lutam para construir a democracia brasileira.

Contra as tentativas golpistas. Não à anistia.
Em defesa da democracia

APES-SSind

Confira também nota do ANDES-SN

ANDES-SN repudia a tentativa de golpe da extrema-direita

Inaceitável o avanço do projeto golpista e conspiratório, que levou pessoas que defendem a extrema-direita às ações de depredação das instituições públicas em Brasília (DF) neste domingo, dia 8 de janeiro de 2023.

Profundo atentado à democracia, que teve a conivência das Forças Armadas, da Polícia Federal e da Polícia Militar do Distrito Federal, cuja “coibição” foi praticamente um incentivo às ações truculentas.

A diretoria nacional do ANDES-SN repudia veementemente essa investida golpista e convoca todas as seções sindicais a se juntarem às forças e movimentos sociais pela democracia e respeito ao voto popular. Não aceitaremos golpe e autoritarismo contra a classe trabalhadora. Fascistas não passarão!

Diretoria do ANDES-SN
08 de janeiro de 2022.