APES e ANDES-SN participam de movimento no Congresso Nacional pela abertura de Frente Parlamentar para discutir a auditoria cidadã da dívida pública.

O professor Leonardo Andrada, da direção da APES, esteve junto com outros docentes, da direção e da base do ANDES-SN,  na manhã desta quinta-feira, percorrendo os gabinetes dos parlamentares no Congresso Nacional, fazendo pressão para conseguir assinaturas para o projeto da deputada Fernanda Melchiona, para abertura de uma Frente Parlamentar para discutir a auditoria cidadã da dívida pública.

A deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) recebeu e aceitou, no dia 14 de fevereiro, o pedido feito pela coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lucia Fattorelli, para encaminhar a criação de uma Frente Parlamentar sobre o Limite dos Juros e a Auditoria Integral da Dívida Pública com Participação Popular. São necessárias as assinaturas de 171 deputados(as) para criar a Frente. 

“As taxas de juros altíssimas só atendem os interesses do capital financeiro, promovem desindustrialização, desemprego, endividamento das famílias e explosão da dívida pública. Além disso, é fundamental auditar a dívida, que só no ano de 2023 vai consumir 2 trilhões de reais do nosso Orçamento Público. Recursos que faltam na educação, para garantir o aumento real do salário mínimo e em todas as áreas sociais, são usados ano a ano para pagar os juros e amortizações de uma dívida ilegítima”, explicou Melchionna ao site da auditoria cidadâ da dívida

“Muito importante esta ação já que os movimentos sociais há muito vêm propondo investigar e questionar a legitimidade e os impactos socioeconômicos dessa dívida, buscando respostas à falta de transparência e participação popular nesse processo, que apresenta contratos questionáveis, condições abusivas de pagamento e juros elevados, beneficiando principalmente o setor financeiro em detrimento do bem-estar da população”, disse Leonardo Andrada, presidente da APES. 

 Com informações do site da Auditoria Cidadã