APES e Sintufejuf divulgam nota conjunta em que defendem a reabertura do Conselho Universitário da UFJF

Acompanhe

65 dias sem reunião do Conselho Superior da UFJF

APES  e Sintufejuf conclamam a Comunidade Universitária e a Administração Superior da UFJF a retomar as reuniões ordinárias do Consu. Já completamos 65 dias sem atividade na instância máxima da instituição que é fundamental para o respeito da democracia interna.

Nesse momento de pandemia, que ameaça vida de trabalhadores e trabalhadoras no país, junto a uma crise econômica, social, política e institucional sem precedentes, as instituições públicas de ensino e pesquisa têm respondido com ações fundamentais de combate à COVID-19, cumprindo com o seu papel social.

Por outro lado, os servidores públicos e a universidade pública vem recebendo diversos ataques, como cortes salariais que pressionam os servidores para volta de suas atividades presenciais, ameaças de manutenção do congelamento salarial até 2021 por projeto de lei , pressões para adoção de ferramentas tecnológicas para continuidade das atividades de ensino em detrimento da qualidade e da inclusão social, em um contexto em que o isolamento social mais prolongado se impõe como única ação possível em defesa da vida, como resultado da política genocida do Governo Federal e diferentes governos estaduais e municipais.

Sendo assim, reforçamos a importância da retomada dos diferentes colegiados e conselhos da UFJF, para que seja possível responder democraticamente e a altura  aos desafios que se apresentam no próximo período.