APES lamenta falecimento de Luiz Pinguelli Rosa

A APES lamenta com profundo pesar o falecimento do companheiro Luiz Pinguelli Rosa, ocorrido nesta quinta-feira, 3 de março. 

Físico, diretor da Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia (COPPE), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Luiz Pinguelli Rosa foi também o primeiro presidente da Associação de Docentes da UFRJ (ADUFRJ) e segundo presidente do ANDES-SN. Em sua direção,o sindicato nacional ganhou projeção nacional e teve grande participação na campanha das Diretas Já. E como ressalta a nota de pesar do ANDES, Pinguelli esteve “à frente de várias outras campanhas na defesa das liberdades democráticas e em defesa da soberania nacional.” Leia nota completa aqui. 

Pinguelli também se destacou como um dos maiores especialistas em energia no país, ocupando a presidência da Eletrobrás entre 2002 e 2004. Durante sua gestão, a estatal assumiu a gestão técnica e financeira do Programa “Luz para Todos” e promulgou leis que redefiniram o modelo institucional do setor elétrico brasileiro. 

Luiz Pinguelli Rosa foi também secretário executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, organismo científico do governo responsável pelo estudo do aquecimento global e criação de políticas. Desde 1998, participou da elaboração dos relatórios do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU, entidade que recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2007.

A APES lamenta esta grande perda para a ciência e para a democracia, e presta solidariedade aos familiares e amigos.