APES participa de audiências com reitoria da UFJF

  • Reading time:3 mins read

 A APES participou de duas reuniões com a administração superior da UFJF na manhã de hoje, 9 de junho.

Vacinação em GV

A primeira reunião foi solicitada pelas entidades representativas de docentes e TAE, e teve como pauta a vacinação para a comunidade acadêmica do campus da UFJF em Governador Valadares. Pelas entidades, estiveram presentes a professora deste campus e diretora da APES,  Nayara Medrado e o coordenador geral do Sintufejuf, Flávio Sereno. Pela UFJF, participaram o reitor Marcus David, a vice-reitora Girlene Silva e o secretário geral Edson Faria. As entidades solicitaram que a administração superior acompanhe a questão da vacinação em Governador Valadares, pois docentes e servidores técnico-administrativos permanecem sem a imunização contra a covid-19. As entidades demandaram também que a reitoria da UFJF estreite a comunicação com a comunidade acadêmica do campus GV, diante de uma série de desencontros de informações sobre a perspectiva de vacinação deste público.

APES e Sintufejuf enfatizaram que a vacinação se coloca em primeiro plano, num momento em que a UFJF começa a deliberar pelo retorno das aulas presenciais nas instituições.

Questões administrativas

A segunda reunião foi solicitada pela APES para tratar sobre descontos que foram realizados no contracheque de docentes, descontos estes que foram realizados sobre rubricas relativas a ganhos judiciais. O governo modificou a realização destes pagamentos, exigindo um pré-cadastro, e esta alteração afetou cerca de 60 professores e professoras da instituição. De acordo com a reitoria, a questão foi administrativa. Grande parte desses docentes já terão a rubrica restituída na próxima folha de pagamento e receberão os valores retroativos.

Nesta reunião, pela APES, estiveram presentes o presidente Augusto Cerqueira, a diretora Nayara Medrado e o assessor jurídico do sindicato, Leonardo de Castro. Na ocasião, a APES solicitou o envio à entidade da lista de docentes afetados/as pela questão, para acompanhar o caso. Solicitou também que a administração superior comunique a situação aos professores e professoras nesta situação, para que possam se planejar.

Artigo 192

Contando também com a presença do professor aposentado Luiz Flávio Rainho, docentes da APES apresentaram à reitoria a necessidade de retomar e priorizar o diálogo com a administração da UFJF sobre o Artigo 192, para que seja feita justiça em relação àqueles docentes aposentados que ainda não tiveram este direito garantido em sua remuneração.