APES participa de Encontro Sudeste dos Estudantes em Ensino Técnico

Neste fim de semana, 12 e 13 de outubro, a APES participou do Encontro Sudeste dos Estudantes (ESEET 2019) realizado no IF Sudeste MG, campus Juiz de Fora. Estudantes das escolas técnicas federais e estaduais realizaram o encontro, que teve como tema “Em Defesa do Ensino Técnico Público Gratuito e de Qualidade”. Desde sábado pela manhã, foram realizadas plenárias e GT com a finalidade de analisar a conjuntura da educação e a situação da juventude diante do desgoverno de Bolsonaro. Para além dos temas relacionados ao cenário da educação profissional, destacou-se os ataques que os institutos federais tem sofrido.

Para Marcos Vinicius, diretor da APES, o encontro de estudantes foi extremamente importante para a construção das ações conjuntas em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade para todos e todas. Na sua participação no evento, a APES destacou a importância da juventude em assumir o seu protagonismo político, diante da compreensão e ação frente aos ataques do governo Bolsonaro, que desde a aprovação da PEC dos gastos no governo Temer tem ampliado a redução dos recursos para a educação técnica e tecnológica. No âmbito do IF Sudeste, o contingenciamento foi da ordem de 36,7 % dos recursos previstos para 2019. Para além disso, Marcos Vinicius ressaltou que “o governo ainda pretende reorientar o sentido da educação pública quando propõem, após a destruição do orçamento, a privatização dos IF via o projeto “Future-se”, que além de retirar a autonomia administrativa das instituições, na criação das Organizações Sociais, destrói a liberdade de ensinar e pesquisar, com fins a emancipação humana, por remeter a finalidade de educação profissional aos interesses do mercado”. Marcus Vinicius ressalta ainda que, para além do “Future-se”, o governo lançou essa semana o projeto intitulado “Novos Caminhos”, nos quais reforça algumas premissas do “Future-se”.

Assim, o professor destacou “a importância da construção de uma ampla unidade entre os segmentos com fins a ampliar a nossa capacidade de resistência”. Destacou inclusive a grande vitória do movimento de greve de 48 da última semana, que teve como resultado a liberação de parte dos recursos contingenciados. APES, GETS, DCE e Sintufejuf participaram na organização do movimento greve em Juiz de Fora.

Plenária final do ESEET

A estudante Milena Amorim, Diretora de Comunicação Interna do GETS, avaliou o evento como uma oportunidade para debater ideias e construir estratégias coletivas de enfrentamento do atual cenário. “Devido à conjuntura política atual do país e aos inúmeros ataques à educação pública, é essencial a construção de um espaço que instigue o debate e o pensamento crítico acerca desses assuntos. O ESEET da Fenet foi um evento muito importante por promover um espaço de diálogo entre as comunidades estudantis de varias instituições ao longo do Sudeste do país. Foi um espaço no qual pudemos explanar a realidade vivenciada dentro de nossos campi, compartilhar experiências e promover um debate mais aprofundado acerca de como sanar nossas demandas e permanecer lutando por nossos direitos dentro do movimento estudantil. A experiência é certamente muito gratificante e proveitosa, assim como no último ENET no qual estive presente, e esperamos continuar com as mobilizações, conscientizando e instigando cada vez mais os alunos do campus Juiz de Fora.”