APES participa de recepção de calouros e calouras da UFJF

A presidente da APES, professora Marina Barbosa, participou da recepção de calouros e calouras organizada pela administração superior da UFJF na noite desta quarta-feira, 3 de março. A cerimônia foi realizada no Cine Theatro Central e contou também com a presença de representantes do Sintufejuf e do DCE.

Luta

Ao dar as boas vindas a estudantes e familiares, a professora Marina Barbosa ressaltou a responsabilidade da comunidade acadêmica da UFJF em retornar à população brasileira o conhecimento produzido na instituição. Marina destacou também a atual conjuntura política e a necessidade de defender a educação pública contra o projeto de privatização. “Esse momento que vocês ingressam nessa universidade é um dos momentos mais críticos das instituições públicas de ensino superior nesse país. Mas é muito importante reafirmar que essa possibilidade que vocês tiveram de adentrar nessa instituição foi assegurada pela luta de muitas e muitos, por gerações e gerações. Portanto, nós precisamos de vocês nessa luta. Nós precisamos das famílias de vocês nessa luta.” Para finalizar, Marina lembrou aos estudantes o novo momento que o ingresso na instituição representa em suas vidas. “Vocês estão prestes a estabelecer um outro contato com a política, com a expressão da construção do conhecimento. Em nome da APES, quero parabenizar vocês e dizer: sejam felizes nesse espaço, absorvam tudo, mas somem forças conosco para que esse patrimônio possa permanecer sendo patrimônio da sociedade brasileira a serviço do conhecimento, da liberdade, da democracia e da possibilidade de um porvir diferente.”

Professora Mariângela Costa do Sintufejuf

Mariângela Costa, representante do Sintufejuf, também destacou a necessidade da juventude ir à luta pelo direito de todas e todas terem “o acesso a nossa universidade pública, gratuita, democrática, uma universidade que passe não só o ensino academicista, mas também um pensamento crítico e democrático, para defendermos que a nossa universidade continue dando acesso a todos e todas. Principalmente às pessoas que nem imaginam que têm o direito de estarem aqui.”

Seguindo as falas anteriores, as representantes do DCE, Débora Paulino, Jordana de Souza e Ana Clara de Melo, fizeram um chamado à luta em defesa da instituição.  “O tempo inteiro a educação pública é questionada, então essa luta não termina aqui, ela é constante. Com alegria recebemos vocês, mas também viemos para chamá-los para essa luta.”

Apresentação

Vídeos institucionais foram reproduzidos para mostrar a diversidade da atuação, dos espaços e dos serviços prestados pela UFJF na cidade. Além disso, uma série de vídeos curtos explicou o papel de cada pró-reitoria no funcionamento da instituição e nas políticas de internacionalização, assistência e permanência dos e das estudantes na UFJF.

O reitor Marcus David destacou a multiplicidade de oportunidades oferecidas pela UFJF e a vocação pública da instituição. “Vocês estão construindo uma identidade profissional, cidadã e de vida. Há várias oportunidades de formação que extrapolam a relação de ensino e aprendizagem. Temos a segurança e a certeza da qualidade da nossa instituição.”

E a vice-reitora, Girlene Alves, destacou os avanços acadêmicos e democráticos conquistados em unidade com os três segmentos: estudantes, professores e técnico-administrativos em Educação. “Desejamos boas-vindas. Que vocês desfrutem de todas essas informações, mas lembrem-se que estão entrando em uma universidade que trabalha de forma coletiva e democrática! Por isso, continuem na defesa das universidades públicas, pois são elas que possibilitam uma sociedade mais igualitária.”

O evento foi encerrado com a apresentação artística do bloco carnavalesco de Juiz de Fora,  Parangolé Valvulado. E na saída da Recepção, estudantes receberam o Kit Calouro da instituição.