APES participa de reunião com administração do IF Sudeste MG

Reunidos no último dia 9 de março, segunda-feira, a administração superior do Instituto Federal  Sudeste de Minas Gerais e representantes sindicais do Fórum Intersindical estiveram na reitoria do IF dialogando a respeito da política de inovação, MP914 (sobre o processo de escolha de dirigentes das instituições de ensino superior), orçamento do IF Sudeste para 2020 e sobre a reforma administrativa.

Com relação a política de inovação, a administração superior sinalizou uma provável discussão da pauta em reunião do Conselho Superior no final do mês de março, e como encaminhamento foi definido um dia de reuniões entre o Fórum Intersindical e a reitoria para uma discussão qualitativa sobre a minuta.

Já em diálogo sobre o orçamento do instituto para 2020, o Reitor Charles Omaka explicou o formato de aprovação da pauta que funciona desde 2019, onde uma parte é aprovada na Lei Orçamentária Anual, e o restante dependeria de uma lei complementar apreciada pelo congresso. O dirigente do instituto afirmou ainda seguir com o planejamento já realizado para 2020 “Vamos seguir com o planejamento que fizemos principalmente dando destaque às atividades finalísticas, como a assistência estudantil, pois essas que trariam o maior prejuízo para os nossos estudantes.”.

Em relação à MP914, foi realizada uma breve discussão com apontamentos em relação à gravidade da medida, onde o reitor afirmou estar trabalhando junto ao CONIF e à representações parlamentares na tentativa de reverter a medida.