APES participa de reunião de setor das IFES. Confira o relatório

Professora Marina Barbosa (APES)

A presidente da APES, professora Marina Barbosa, participou da reunião do Setor das IFES, realizada em Brasília/DF, no domingo, 20 de outubro.

Na reunião, docentes decidiram solicitar à Comissão de Educação da Câmara dos Deputados a realização de audiências públicas sobre as nomeações arbitrárias para Reitor(a) e Seminário Regionais nas Universidades com essa pauta.

Outro ponto de pauta da reunião foi a definição de temas fundamentais para o setor a serem incluídos no Caderno de Textos do 39º Congresso do ANDES, que será realizado em São Paulo, em fevereiro de 2020. Entre os temas destacados, estão: a autonomia universitária e os impactos do Future-se; a necessidade de abordar uma proposta de reforma administrativa do governo federal, desvelando os ataques que essa reforma representa para o(a)s servidore(a)s públicos federais; a necessidade de reiterar a defesa das liberdades democráticas, de expressão e de cátedra; e a necessidade de denunciar a prática do governo federal de legislar pôr Instrução Normativa e Decretos, impondo novas regulamentações nas instituições, a exemplo do Decreto nº 9.991/2019, que dispõe sobre a capacitação.

Docentes em reunião de setor das IFES do ANDES-SN em Brasília

O relatório completo da reunião pode ser acessado AQUI.

Outros relatórios relativos a deliberações dos principais fóruns estão disponíveis em nosso site, na seção de Documentos. Confira AQUI.