APES participa de reunião na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher para fortalecer rede de proteção às vítimas de violência

Em atenção aos encaminhamentos tirados na construção do 8M, da qual participam mais de 50 organizações, foi realizada na tarde desta segunda-feira, 6 de março, uma reunião na DEAM (Delegacia especializada de atendimento à mulher). Estiveram presentes as Delegadas Alessandra Azalim e Danielle Alves, o investigador Cleber Miranda e, representando a construção do 8M, as Vereadoras Laiz Perrut e Tallia Sobral, com as respectivas assessoras Camila Ferreira e Larissa Toledo; o mandato da Deputada Ana Pimentel, representado pela assessora Anna Flávia Aguilar; o Fórum 8MJF, representado por Lucimara dos Reis (também do coletivo pretxs em movimento) e Leilane Germano (também representando o DCE); o Sintufejuf, por Elaine Pereira; e a APES, por Joana Machado (também representando o LAVID-UFJF).

Após rodada de apresentações, houve importante diálogo institucional voltado ao fortalecimento da rede de proteção de mulheres vítimas de violência na cidade. Foi avaliada a estrutura atual da DEAM, sendo sinalizada a escassez de recursos humanos frente ao volume crescente de trabalho. Foi compartilhada a necessidade de uma sede acessível, segura, próxima a outros equipamentos de proteção, bem como a incorporação de novos quadros de investigadores, de escrivãs, de profissionais da psicologia, para o adequado acolhimento de mulheres e também de crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica e familiar.

Ainda, foram apontadas as demandas por viatura caracterizada e por suporte psicológico e formação continuada para profissionais que atuam no setor, como condições para a ampliação e aprimoramento das atividades desenvolvidas na DEAM. A reunião representou passo importante na articulação/ampliação da rede de enfrentamento das violências de gênero na cidade.