APES realiza ações na Semana Nacional de Lutas

Entre os dias 25 e 29 de abril, a APES realizou uma série de ações em conjunto com demais entidades representativas da UFJF e do IF Sudeste MG, integrando a Semana de Luta do Setor das IFES  “Pela reposição salarial e em defesa da Educação Pública”. A semana também foi convocada pelo Fonasefe, com o fortalecimento de atos em Brasília para a abertura de negociação salarial pelo governo federal. 

No âmbito do fórum intersindical do IF Sudeste MG, APES, Sintufejuf e Sinasefe realizaram uma campanha digital nas redes sociais das 3 entidades, chamando a atenção para a necessidade de ampliação do orçamento do instituto e pela luta dos SPF. As entidades destacaram a luta dos TAE da UFJF e IF, em greve desde o dia 23 de março. 

Na UFJF, a APES ocupou o campus com diversas faixas e com o banner em frente à sede, reafirmando a luta do sindicato pela recomposição do orçamento das instituições federais de ensino, pelo reajuste salarial emergencial e pelo retorno presencial seguro. Em conjunto com o Sintufejuf e o DCE, a APES também realizou panfletagem no campus no dia 28 de abril, com material que destacou o impacto dos cortes orçamentários na UFJF para o funcionamento da instituição e a qualidade da educação.

Nacional

Durante toda a semana, representantes de várias entidades que compõem o Fonasefe e o Fonacate estiveram em Brasília, realizando atos e ações de panfletagem.  

Na terça-feira (26), os e as realizaram reunião com a Liderança da Minoria na Câmara dos Deputados para tratar de assuntos ligados ao reajuste salarial para servidoras e servidores públicos. No encontro, as entidades criticaram a falta de uma mesa de negociação do Governo para tratar do assunto e classificam como um “desrespeito” a possível posição do governo em conceder reajuste de apenas 5% após um longo período de inflação acumulada. Confira aqui  a cobertura da reunião. 

Na quarta, a mobilização foi realizada em frente ao STF. Na quinta, as entidades realizaram panfletagem para dialogar com a população.

Confira as imagens 

Ações na UFJF

APES, Sintufejuf e DCE realizam panfletagem no campus da UFJF

Campanha Digital da Fórum Intersindical do IF Sudeste MG

Ações em Brasília

Reunião das entidades com Liderança da Minoria na Câmara (Foto: Scarlett Rocha/SINASEFE )