APES realiza, neste sábado, Seminário Preparatório para o 9º CONAD extraordinário, que começa na segunda feira

  • Reading time:3 mins read
Neste sábado, a APES organiza o Seminário Preparatório para o 9º CONAD extraordinário do ANDES-SN. A reunião tem início às 11h, de forma virtual, e é aberta a docentes da UFJF e do IF Sudeste MG. Para participar é necessário baixar o aplicativo zoom e clicar no link https://zoom.us/j/94284508824, ou se utilizar do ID 942 8450 8824.
O 9º CONAD Extraordinário tem início nesta segunda feira, indo do dia 28 até 30 de setembro, de maneira virtual, tendo como tema central “A vida acima dos lucros: Em defesa das instituições de ensino, dos serviços públicos e da autonomia sindical!”. A APES elegeu os seus representantes em sua última assembleia, tendo a Professora Marina Barbosa como delegada e os docentes Augusto Cerqueira e Lisleandra Machado como observadores/suplentes.“A expectativa é que o 9º Conad Extraordinário possa fazer a atualização, mesmo diante dos limites do que é um evento virtual, dos principais elementos da luta dos setores, o que, inevitavelmente, abordará diversos aspectos da nossa luta geral. E que possamos, também, definir por um bom calendário para as eleições do ANDES-SN, de maneira a manter o princípio da deliberação pela base e a democracia desse sindicato”, comenta Eblin Farage, secretária-geral do ANDES-SN.

Eleições do ANDES-SN
Diante da impossibilidade de realizar o processo eleitoral, conforme o calendário aprovado no 39º Congresso do ANDES-SN, o mesmo foi suspenso por indicação da Comissão Eleitoral Central (CEC), em acordo com as chapas inscritas.​ A partir dessa decisão, a diretoria da entidade convocou o 8º Conad Extraordinário, realizado via internet, para que a base do sindicato pudesse se posicionar e deliberar pela prorrogação do mandato da atual diretoria. O encontro aconteceu nos dias 30 e 31 de julho e as deliberações acerca do processo eleitoral foram precedidas pelo debate de conjuntura.Os delegados e as delegadas do 8ª Conad Extraordinário aprovaram a prorrogação do mandato da atual Diretoria Nacional (biênio 2018-2020), pelo prazo de até 90 (noventa) dias, prorrogáveis por mais até 90 dias. Decidiram, ainda, que a CEC seria responsável por refazer o regimento e o calendário eleitoral, tão logo seja possível a realização de eleições sindicais, a partir do diálogo com as duas chapas concorrentes ao pleito; e que a Diretoria Nacional do ANDES-SN convocaria um novo Conad Extraordinário, até setembro deste ano, para deliberar sobre o novo regimento e calendário eleitoral recomposto.