APESJF participa de Seminário sobre Estado e Educação

O professor Agostinho Begheli, vice presidente da APESJF, é o representante de Juiz de Fora no III Seminário Estado e Educação, organizado pelo ANDES-SN, que se realiza entre dias 13 e 15 de setembro em Viçosa-MG. Esta é terceira edição do seminário que tem, entre os objetivos, aprofundar o debate sobre o papel do Estado no que diz respeito ao financiamento e responsabilidade em relação à educação básica, superior e pós-graduação, além de discutir as políticas públicas para a educação pública.

O Seminário apontará temas importantes, candentes na política de educação, para que sejam debatidos e aprofundados posteriormente no GT Política Educacional, para dar subsídios às nossas ações, inclusive para as resoluções e deliberações para o 33º Congresso.

Agostinho afirma que o encontro tem uma pauta que toca em ponto cruciais para a educação e para a luta docente: ” Aqui nós vamos discutir sobre a relação entre Colégios de Aplicação (CAp), Cefets e Ifets. Também a politica de formação docente, carreira, reconhecimento de saberes e competências. Uma questão muito importante a ser discutida tanbém é a tentativa do Governo Federal de municipalizar a educação infantil, nos CAp”, informa.

Questão da municipalização da educação infantil nos CAP será discutida dentro da Comissão de Educação da Câmara, que aprovou, por unanimidade, em 04 de setembro, requerimento da deputada Fátima Bezerra, solicitando audiência pública para discutir o papel das instituições de educação básica nas universidades federais.

 

Programação
Na abertura, realizada nesta sexta-feira (13), às 19h, será debatido o tema Estado, Educação e a luta dos trabalhadores: as perspectivas para o Encontro Nacional de Educação, com a participação da presidente do ANDES-SN, Marinalva Oliveira, e de Mauro Puerro, representante da CSP-Conlutas.

A programação de sábado (14) prevê os debates dos temas “Condições de trabalho nas IEES públicas”, com a participação do 2º vice-presidente do ANDES-SN, Gean Santana, e do professor da UFSCar Eduardo Pinto e Silva; “Políticas de Financiamento da Educação Pública e PNE”, com o professor da USP Otaviano Helene; e “Política de formação docente e EBTT: o papel dos CAP e dos IF”, com a presença da professora Márcia Fontes (UFV) e do professor do IF Sudeste MG Paulo César de Souza Ignácio. No domingo (15), será discutido o tema “Políticas de Formação Docente nas Licenciaturas: embates nas ciências naturais”, com a professora da UFSC Patrícia Torrilla e do professor da UFPR Claudio Tonegutti.

Seminário Estado e Educação

“O Seminário surgiu de uma carência de debates sobre qual o papel do Estado em relação à educação. O GTPE tem temas que precisam ser debatidos, projetos que estão tramitando, e reconhecemos que o formato do Seminário nos dá oportunidade de debater assuntos que são importantes. O objetivo é discutir tudo que está em debate nas políticas públicas da educação”, explica João Negrão. A última edição do Seminário foi realizada em outubro de 2012, em Salvador (BA).