APESJF-SSind divulga carta sobre a renovação do contrato

O sindicato divulgou nesta terça-feira (18) uma carta aos associados com o objetivo de esclarecer e informar sobre o processo de renovação do contrato do plano de saúde com a Unimed. Leia abaixo o texto:

Caro associado,

A negociação com a Unimed para a renovação do nosso plano de saúde se estendeu por quatro meses. Inicialmente, a Unimed havia proposto um reajuste de 66,11% nas mensalidades, mas afirmava ser aceitável o índice de 45,35%.  No entanto, a diretoria da APESJF-SSind, assessorada pela Comissão de Saúde, considerou esse índice muito acima da expectativa dos docentes e apresentou duas propostas (17,5% e 25%), ambas recusadas pela Unimed.

Diante desse impasse, o sindicato convocou os professores para uma assembleia, realizada no dia 5 de novembro na sede da APESJF-SSind. Após esclarecimentos e debate, os docentes aprovaram os seguintes encaminhamentos: a direção a APESJF-SSind, assessorada pela Comissão de Saúde, deveria tentar a abertura de mais uma rodada de negociação e apresentar à Unimed, como contraproposta dos professores, o índice de 35% para o reajuste nas mensalidades; caso a negociação não avançasse, a assembleia autorizou a direção do sindicato a aceitar a proposta da Unimed.

A contraproposta foi submetida à diretoria da Unimed no dia 11 de dezembro. No final da mesma semana, a Unimed comunicou a rejeição também do índice de 35%.

Conforme a deliberação da assembleia, a direção do sindicato renovou o contrato com a Unimed. O aumento de 45,35% é retroativo ao mês de novembro. Portanto, na mensalidade de janeiro estarão contidas também as diferenças referentes aos valores reajustados de novembro e dezembro.

A decisão pela renovação do contrato, avaliada em assembleia e justificada pelo risco iminente de um rompimento unilateral por parte da Unimed – o que colocaria eventualmente em risco os segurados do plano que estivessem em tratamento continuado – além das vantagens que nosso plano de saúde ainda conserva para os docentes em comparação aos outros produtos existentes no mercado, não reduzirá o empenho da direção da APESJF-SSind e da Comissão de Saúde na busca por alternativas que pesem menos no bolso dos professores.

Em audiência com o reitor da UFJF, Henrique Duque, no dia 14 de dezembro, o sindicato reforçou a necessidade de uma avaliação conjunta dos planos de saúde da UFJF e da APESJF-SSind para a elaboração de um diagnóstico comum. O compartilhamento dessas informações pode ser útil para a criação de soluções para a negociação dos reajustes nos valores das mensalidades, ou mesmo para a inclusão das referidas vantagens do nosso plano na próxima licitação a ser realizada pela UFJF.

Certos de sua compreensão e apoio, desde já agradecemos e renovamos nossas saudações sindicais.

Diretoria da APESJF-SSind.