Após votação no senado, ENEM é adiado

Após aprovação em votação no senado por 75 votos a 1, e a pressão de entidades estudantis e sindicais ligadas á educação de todo o país, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e do Ministério da Educação (MEC) decidiram adiar o Exame Nacional do Ensino Médio por 30 a 60 dias.
O texto seguiu para apreciação na câmara dos deputados, podendo também ser votado hoje, 20 de maio. O Projeto de Lei 1277/ 2020 prevê que, em casos de reconhecimento de estado de calamidade pelo Congresso Nacional ou de comprometimento do regular funcionamento das instituições de ensino do país, seja prorrogada automaticamente a aplicação das provas, exames e demais atividades de seleção para acesso ao ensino superior.
Conforme o texto, após o período de emergência sanitária, a realização das provas ficará condicionada à emissão de parecer técnico das autoridades sanitárias do Brasil.
Conforme nota oficial do MEC, o Inep promoverá uma enquete direcionada aos inscritos do Enem 2020, a ser realizada em junho, por meio da Página do Participante. O novo calendário ainda não foi divulgado.