Assédio moral e adoecimento docente foram discutidos em ciclo de palestras no IF Sudeste

A APES compôs a mesa de abertura do Ciclo de Palestras “Ética, relações de trabalho e saúde mental”, à convite da Coordenação de Assistência ao Servidor do IF Sudeste MG, em parceria com a Ouvidoria e Auditoria Interna do Campus Juiz de Fora.

O evento do dia 27 de agosto foi composto por três apresentações: “Trabalho e saúde mental: uma relação possível?”, com Leandra Silva Duarte, Psicóloga do Subsistema de Atenção Integrada à Saúde do Servidor da Universidade Federal de Juiz de Fora (SIASS/UFJF); a “A Comissão de Ética do IF Sudeste MG”, com Jefferson de Almeida Pinto, presidente da Comissão de Ética Pública do instituto; e “Aspectos Jurídicos do Assédio Moral”, com Polliana Henrique Martins Horsth, advogada e professora nos cursos de graduação em Direito, do Centro de Ensino Superior de Valença e de cursos de pós-graduação, da Fundação Educacional Machado Sobrinho.

Segundo o Professor Rubens Luiz Rodrigues, que representou a APES na abertura, o evento foi importante por trazer à discussão “temas que tem atingido muito cotidianamente o trabalho docente. Especialmente a questão do assédio moral e a questão do adoecimento docente pelas condições de trabalho, que foram bastante enfatizadas nas palestras, que trouxeram muitas contribuições no sentido de orientar os docentes e às docentes para que possam buscar, coletivamente, construir alternativas a essas situações que estão colocadas na sociedade. A APES participou saldando a atividade e se colocando à disposição para a continuidade da mobilização da categoria em relação a esses temas.”