Informes do Setor de Comunicação:

30/09 Dia Nacional de Mobilização contra a Reforma Administrativa e em defesa dos Serviços e Servidores Públicos

No dia 30 de setembro, “Dia Nacional de Mobilização contra a Reforma Administrativa e em defesa dos Serviços e Servidores Públicos” as redes foram invadidas com protestos contra o desmonte do estado brasileiro, detalhado na reforma administrativa proposta por Bolsonaro. A APES convocou a categoria para mobilização virtual nas redes, com a produção de 2 campanhas de cards elaboradas e veiculadas pela APES e com a publicação de cards produzidos pelo Fonasefe, acompanhando a luta nacional. APES participou de um ato simbólico, às 17h, na rua Halfeld, onde sindicatos de servidores públicos, sindicatos da educação, centrais sindicais, partidos e parlamentares do campo progressista dialogaram com a população por cerca de uma hora, apontando o caráter destrutivo da Reforma Administrativa.

Campanha contra a Reforma Administrativa com entidades

Na segunda quinzena de outubro, a APES se uniu ao SINASEFE e ao Sintufejuf para uma campanha publicitária contra a Reforma Administrativa. Foram veiculados anúncios, produzidos pela equipe de comunicação da APES, nas rádios Itatiaia, CBN e Alô FM, num total de 50 inserções em cada rádio, durante dez dias. O mesmo áudio circulou, durante dez dias, em carro de som, pelos bairros da cidade

Outubro – TRAVESSIA

Publicação da edição 109 do Travessia, em formato digital, com Encarte Especial Eleições do ANDES-SN e Encarte com segundo volume de artigos docentes “Pandemia e Política”.

26/10 APES cria canais para construir pauta docente sobre o ERE

Diante da implementação do Ensino Remoto Emergencial na UFJF e no IF Sudeste MG, a APES criou dois canais de comunicação com sua base, para apreender aspectos das condições de vida e de trabalho neste novo contexto, e identificar as necessidades atuais de sua base.

Questionário

Um questionário de múltipla escolha foi disponibilizado no site apesjf.org.br, através da ferramenta Google Forms, com o objetivo de realizar um diagnóstico rápido da atual situação da categoria, com algumas questões específicas sobre as condições de vida durante a pandemia e as condições de trabalho com a implementação do Ensino Remoto Emergencial. Este mapeamento auxiliará a APES a construir uma pauta de reivindicação docente relativa ao ERE.

ApesZapp 

Com a criação de uma linha direta no whatsapp, a APES criou uma forma de escuta sobre a experiência do trabalho remoto vivenciada no cotidiano pela categoria. Neste canal, docentes podem enviar relatos de experiências, levantamento de questões, denúncias, apresentação de demandas e demais situações que possam ajudar a APES a atuar na defesa da categoria nesta nova situação de trabalho. 

AÇÕES DA COMUNICAÇÃO NAS ELEIÇÕES TELEPRESENCIAIS DO ANDES

Com a deliberação do CONAD pela eleição da nova diretoria do ANDES-SN por meio telepresencial entre os dias 3 e 6 de novembro, o setor de Comunicação da APES se empenhou para conferir transparência ao processo e buscar a ampla participação de sua base em um momento tão importante para o sindicato nacional.

Foi criado um informativo digital especial para divulgar informações sobre o pleito conforme demandas encaminhadas pela Comissão Eleitoral Central.Neste informativo, a APES também publicou todos os materiais de campanha enviados pelas chapas concorrentes, também encaminhados para nossa Secretaria para a CEC.

Uma sessão especial foi criada no site da APES para concentrar as informações publicadas sobre as eleições, contendo links para todas as circulares da CEC.

Foi publicado um Encarte Especial na edição de Outubro do Jornal Travessia, contendo informações sobre as chapas, calendário das eleições e composição da Comissão Eleitoral Local.

No dia 28 de outubro, a APES organizou e mediou uma conversa entre as candidatas à presidência do ANDES-SN, professora Rivânia Moura (UERN), representante da Chapa 1 – UNIDADE PARA LUTAR, e professora Celi Taffarel (UFBA), representante da Chapa 2 – RENOVA ANDES. A conversa foi transmitida pelo canal da APES no Youtube e na página do Facebook e teve promoção das seções sindicais: ADUFU, ADUEMG, ADUFOP, ADUFVJM, ADUFES, ADUFSJ-SSIND, ASPUV, SIND CEFET MG e SINDIF SULDEMINAS.

Durante os dias de votação, foi criado um grupo no whatsapp da APES com mesários e comissão local, com o objetivo de registrar demandas e problemas nos dias da eleição, agilizando a busca de soluções pela Comissão. Ao final da eleição, a APES enviou um InformAPES especial no dia 7 de novembro, com a divulgação dos resultados conforme matéria publicada no site do ANDES-SN. 

20/11Dia da Consciência Negra: Celebrar conquistas e seguir em luta!

Durante a semana, a APES apresentou uma logomarca personalizada com cores específicas e o slogan  “Celebrar conquistas e seguir em luta”. No dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, a APES realizou a live com uma entrevista ao vivo com a professora Fernanda Thomaz, Pesquisadora do NEAB (UFJF), coordenadora do Grupo de Estudos Afrikas e orientadora do LAB Afrikas Audiovisual, seguida de uma apresentação musical do cantor e compositor Dudu Costa, professor de História e doutorando em História pela UFJF. 

AGENDAS 2021

Foi realizado pela equipe de Comunicação o projeto gráfico para a confecção das agendas de 2021, que já estão sendo distribuídas para a base, por meio de motoboy. No projeto gráfico foram utilizadas fotografias de nosso acervo, e inseridos trechos de canções que remetem à luta contra a ditadura militar e defesas de bandeiras ecológicas, anti racistas e de defesa do trabalhador. 

Digitalização de fotografias

Todas as fotos físicas do acervo da APES passaram por um processo de identificação e classificação e foram enviadas para o trabalho de digitalização, numa ação que garante a preservação das imagens que fizeram a história da Seção Sindical. O processo está em sua fase final.

Informes da Comunicação em PDF aqui