Informes Locais

24/09 ERE: APES publica posicionamentos críticos e aspectos jurídicos sobre a implementação do “ensino remoto emergencial” no IF Sudeste MG e na UFJF

A APES publica no dia 24 de setembro, três documentos que tornam público o posicionamento crítico da entidade diante da adoção do chamado ensino remoto emergencial na UFJF e no IF Sudeste MG, com o objetivo, de embasar e amparar a comunidade acadêmica e escolar neste momento, trazendo uma análise dos processos de implementação do ERE em cada instituição e levantando os desafios institucionais e estruturais, além dos aspectos legais, da adoção desta forma de ensino neste momento.

25/09 Consu aprova nota pública pela revogação do teto de gastos (Emenda Constitucional n.º 95)

Com participação da representação da APES, o Conselho Superior da UFJF (Consu) aprovou, dia 25 de setembro, por unanimidade, uma nota pública pela revogação do teto de gastos (Emenda Constitucional n.º 95). A proposta foi apresentada pelo SINTUFEJUF na última reunião do Consu e o texto da nota foi elaborado pela reitoria da universidade. 

25/09 Quarta-feira, 30 de setembro, é Dia Nacional de Lutas contra a Reforma Administrativa – Entidades de Juiz de Fora planejam mobilizações em defesa do serviço público

A diretoria da APES se reuniu com entidades e movimentos sociais  dia 24 de setembro, para construir ações em defesa dos servidores públicos e contra a proposta de reforma administrativa. Estiveram presentes: SINDSEP, SindUte, Sinpro, Sintraf, Levante Popular de Juventude e Consulta Popular, CTB, CUT, Comitê Nacional do Diálogo e Ação e Petista DAP.Na reunião, as entidades planejaram as atividades de mobilização do dia 30 de setembro, “Dia Nacional de mobilização contra a Reforma Administrativa em defesa dos Serviços e Servidores Públicos”, convocado pelo FONASEFE. 

26/09 APES realiza, neste sábado, Seminário Preparatório para o 9º CONAD extraordinário, que começa na segunda feira

Dia 26 de setembro, a APES organizou o Seminário Preparatório para o 9º CONAD extraordinário do ANDES-SN, de forma virtual, via zoom.

30/09 Dia de Luta Contra a Reforma Administrativa

Instruções foram divulgadas pela APES, para a participação, tanto virtual, quanto presencial, no Dia de Luta Contra a Reforma Administrativa, além da disponibilização de artes da APES e do FONASEFE, para manifestação virtual.

01/10 – Reunião do Consu da UFJF

Composição de uma comissão para tratar de eleição para diretores de unidades e campus, avançado da qual a Apes participará. 

08/10 Trabalho informal é tema da 10ª mesa do Seminário da Classe Trabalhadora

O Seminário da Classe Trabalhadora, com organização do 8M-JF e apoio da APES, entre diversas entidades, promoveu, em 10 de Outubro, um debate virtual, com o tema: “A Informalidade do trabalho em tempo de Pandemia COVID-19”, com Elizete Menegat, Jô Cavalcanti e Matheus Sousa.

08/10 Trabalhadores em Educação conseguem suspensão do retorno das aulas presenciais em Minas Gerais

No dia 6 de Outubro, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais atendeu ao mandado de segurança impetrado pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais – SINDUTE/MG, adiando assim o retorno das aulas presenciais na rede estadual de ensino.

09/10 – Reunião do Coletivo Jurídico do ANDES-SN

Participação de Leonardo de Castro.

21, 26, 29 e 30 de Outubro e 02 e 03 de Novembro – Reuniões da Comissão Eleitoral Local

29/10 – Reunião do Consu do IF Sudeste MG

Reunião com pauta extensa, com 15 itens de pauta. Dentre eles, estava a Política de Inovação do IF Sudeste MG, sobre a qual a APES e o Fórum Intersindical têm se debruçado e construído seu posicionamento crítico. Entretanto, nesta reunião, não foi possível chegar a este item da pauta, que foi adiado para a próxima reunião do Consu, no dia 13 de dezembro.

29/10 – Início dos trabalhos da comissão que trata da eleição para diretores de unidades e campi da UFJF.

O trabalho da Comissão eleitoral iniciou-se no dia 29 de outubro sob a coordenação da Professora Ana Lívia e participação da equipe da Pró Reitoria de Extensão, com presença dos professores e professoras: Álvaro, Marise, Luiz Paulo, Henrique, e Zuleyce pela Apes. A discussão foi sobre a linha de pensamento para a construção da Minuta com a garantia da autonomia das Unidades Acadêmicas, eleições de forma remota telepresencial, com ampla divulgação, garantia do voto secreto e paritário entre os segmentos, e a Apes defendeu também que as Unidades pudessem escolher por realizar ou não o processo eleitoral como forma de garantir a Autonomia. 

Em nova reunião, realizada no dia 20 de novembro, a Comissão discutiu e finalizou a proposta da Minuta, que será encaminhada para apreciação na Consu.

30/10 – Reunião do Consu UFJF

Pautas discutidas na ocasião:  o anúncio da substituição de alguns membros da Administração Superior; a proposta de alteração de regulamento de matrícula; a alteração da Resolução 32/2020; o desfazimento de equipamento de trenó de montanha; a discussão sobre projetos ligados ao Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed).

13/11 AVISO SOBRE CARTEIRINHAS APES/UNIMED

Em virtude da pandemia de Covid-19, a Diretoria da APES optou por enviar as novas carteirinhas da UNIMED, para residência dos sindicalizados, por meio da empresa Leva e Traz.

17/11 ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO IF: APES se reúne com Diretor de Ensino do campus JF

Representantes da APES participaram de uma reunião virtual com o Diretor de Ensino do IF Sudeste MG, Campus Juiz de Fora, na quarta-feira, 11 de novembro. A pauta principal do encontro foram aspectos do Ensino Remoto Emergencial na instituição. A APES apresentou seu posicionamento contrário à forma pela qual a implementação do ERE aconteceu na instituição. Apresentou também suas impressões sobre demandas colocadas por colegas de trabalho, que têm relatado problemas como excesso de trabalho, falta de estrutura adequada para desenvolvimento das atividades, falta de capacitação adequada para esta modalidade de ensino, entre outros pontos considerados também pelo Fórum Intersindical, que impedem o desenvolvimento de um trabalho razoável nesta forma de ensino. O diretor de ensino afirmou que o ERE não é para todos, diante das dificuldades e desigualdades da comunidade escolar, e apresentou também sua não concordância com a forma pela qual o ERE foi implementado, podendo ser, assim, melhorado. Os representantes da APES afirmaram que permanecerão atentos às demandas da base e à situação da comunidade escolar neste processo.

18/11 APES conquista, na Justiça, correção monetária sobre o RSC

A APES conquistou, na justiça federal, o direito de recebimento das correções monetárias relativas ao RSC, Reconhecimento de Saberes e Competências, para docentes do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico que entraram com ações individuais organizadas pelo sindicato. 

20/11 Em nova portaria, MEC aumenta carga horária e institui ponto eletrônico para docentes EBTT

Em portaria publicada, dia 18 de novembro, o Ministério da Educação instituiu novos ataques à professores e professoras da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.  Em análise preliminar, o assessor jurídico da APES, Leonardo de Castro, afirma que tal portaria constitui uma “tentativa de ingerência em uma área na qual os institutos detêm plena gestão”. 

Informes Locais em PDF aqui