Informes Locais:

29/01: Assembleia aprova conjunto de ações de mobilização. Acompanhe

Professores e professoras da UFJF e do IF Sudeste MG, reunidos em assembleia no final da tarde do dia 28 de janeiro, aprovaram uma série de encaminhamentos para a atuação da APES frente à possibilidade de volta às aulas, ao Ensino Remoto, ao Dia Nacional de Lutas e à campanha de vacinação para todos.Os docentes aprovaram a participação na carreata marcada para o dia 31 de janeiro, em defesa da ampla vacinação, do SUS e dos serviços públicos, e reforçaram a necessidade de participação e divulgação nas atividades do Dia Nacional de Lutas, marcado para o dia 01 de fevereiro.

01/02: FOSEFE fez trabalho de conscientização para marcar o Dia Nacional de Lutas

O Fórum das Entidades do Serviço Público Federal de Juiz de Fora e região, Fosefe, marcou o Dia Nacional de Lutas pela vacinação já, contra o fim do auxílio emergencial e contra a reforma administrativa, com um trabalho de conscientização sobre a importância do Serviço Público na vida da população.

02/02 APES participa de carreata em defesa da Vacina

Realizou-se no domingo, 31/01, carreata, em defesa da vacina, como atividade da Semana Nacional de Lutas em defesa dos serviços públicos, da vida a frente dos lucros e pela vacinação imediata de toda a população. A APES participou da carreta e convocou a categoria a estar nas ruas em defesa do serviço público.

03/02: APES tem nova audiência com reitoria da UFJF sobre ERE no Colégio João XXIII

Em reunião realizada no dia 2 de fevereiro, a administração superior da UFJF deu um retorno às solicitações apresentadas pela APES sobre a solução de problemas ocorridos no Colégio de Aplicação João XXIII, relativos ao Ensino Remoto Emergencial. Estiveram presentes o diretor da APES professor Augusto Cerqueira e, pela UFJF, a vice-reitora Girlene Alves, a secretária-geral Bárbara Simões e o coordenador do Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO) Francisco Ferreira.

04/02: Entidades representativas solicitam adiamento do Pism, mas UFJF anuncia apenas o escalonamento de aplicação das provas

Realizou-se no dia 2 de fevereiro, uma reunião do SINTUFEJUF, APES e DCE, entidades representativas dos trabalhadores técnico-administrativos, professores e estudantes da UFJF, respectivamente, com a reitoria da universidade para debater a viabilidade da realização do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2021 nas atuais condições do exame. 

05/02: APES participa, no sábado, da Reunião Conjunta do Setor das Federais do ANDES-SN 

A APES participou no dia 06 de fevereiro, da Reunião Conjunta dos Setores do ANDES-SN, realizada de forma on-line. No evento, o professor Augusto Cerqueira levou a posição da APES em relação à proposta de greve sanitária, discutida em assembleia, em que os docentes se colocaram contrários à volta presencial das aulas sem que haja uma ampla vacinação, mas com a indicação de que não é momento para uma greve agora, reivindicando-a como instrumento fundamental de luta da categoria. 

10/02:  Fosefe instala mais duas peças publicitárias contra a Reforma Administrativa

Mais duas peças de publicidade contra a reforma administrativa foram instalados na cidade de Juiz de Fora. pelo Fórum das Entidades dos Servidores Públicos Federais de Juiz de Fora e Região, Fosefe. As novas peças se juntaram à campanha que envolveu chamadas de rádio, projeções, carros de som pelos bairros, com o objetivo de conscientizar a população do ataque que a reforma representa aos serviços públicos básicos que atendem a todos.

12/02: Sem adiamento do PISM, SINTUFEJUF e APES solicitam à reitoria a criação de um sistema de monitoramento para acompanhamento dos envolvidos nas provas

Diante da negativa da administração superior da UFJF em adiar o PISM por completo (módulos I, II e III), o SINTUFEJUF e a APES, encaminharam, no dia 12 de fevereiro, um ofício à reitoria propondo à universidade a criação de um sistema de monitoramento das pessoas envolvidas na aplicação das provas, tais como fiscais, coordenadores, estudantes candidatos, etc., para que aquelas que apresentarem sintomas suspeitos da Covid19 possam informar sua situação à instituição.

18/02 Fórum Intersindical se reúne com André Diniz, reitor eleito do IF Sudeste MG

O reitor eleito do IF Sudeste MG, André Diniz de Oliveira, convocou para reunião, o Fórum Intersindical, composto pela APES, Sinasefe e Sintufejuf, no dia 10 de fevereiro. Foram discutidas a flexibilização das jornadas de trabalho dos técnicos administrativos, o teletrabalho, o Ensino Remoto Emergencial e a Portaria 983, que exige o mínimo de 14 horas em sala de aula (resultando em 17 horas aulas de 50 minutos) para Professores, não determinando limites.

25/02: Eleições na APES: acessa aqui todas as informações!

As Eleições na APES foram realizadas nos dias 25 e 26 de Fevereiro, de forma telepresencial, assim como a do ANDES-SN. A empresa contratada pelo sindicato disponibilizou tutoriais para que os docentes seguissem passo a passo, até a votação.

27/02: Chapa 1 e novos conselheiros são eleitos na APES

Findado o período de votação das eleições na APES, a Junta Eleitoral e Apuradora divulgou, na noite de 26 de fevereiro, os primeiros números do pleito, já que o fechamento do processo se deu apenas após o período de 24 horas para a apresentação de recursos. A Chapa 1 obteve  246 votos, com 05 votos nulos e 01 em branco. 

01/03 Comissão Eleitoral e Apuradora confirma resultados das eleições na APES

Não havendo recursos quanto ao resultado das eleições para nova Diretoria e Conselho de Representantes, a Comissão Eleitoral e Apuradora confirmou o resultado divulgado em 26 de fevereiro, em que a chapa 1 obteve 246 votos, com 05 votos nulos e 01 em branco.

02/03 APES inaugura brinquedoteca em sua Sede

A APES projetou e montou, com o auxílio de professores e professoras do Colégio de Aplicação João XXIII, um espaço recreativo na Sede da APES, com livros e brinquedos, com o objetivo de acolher filhos e filhas de docentes que estejam participando de atividades realizadas dentro e fora da Sede, quando estes puderem ser realizados de forma presencial, em uma realidade pós-pandemia.

02/03 APES considera cumprida sua participação na Comissão de Ensino Superior da UFJF

A APES considerou positiva e deu por cumprida sua tarefa diante da participação na Comissão de Ensino Superior da UFJF e, por isso, enviou um ofício à Secretária Geral da Universidade Federal de Juiz de Fora, comunicando seu desligamento. A Comissão é uma das que foram criadas para organizar o trabalho na universidade durante a crise sanitária.

04/03: Nova Diretoria e Conselho de Representantes são empossados em cerimônia virtual

Em clima de emoção, falas políticas e saudações, a nova diretoria da APES, biênio 2021/2022, tomou posse em assembleia virtual, realizada no final da tarde de quarta-feira, 03 de março.

04/03:  Fosefe mira deputados para lutar contra a PEC 186/19 (PEC Emergencial)

Depois que a PEC 186 foi aprovada em primeiro turno no senado federal, o Fórum das Entidades do Serviço Público Federal de Juiz de Fora e Região (Fosefe) se dirigiu aos deputados federais, onde a proposta também passou por votação em dois turnos.

12/03: Entidades e Movimentos Sociais divulgam nota em solidariedade à vereadora Laiz Perrut

Entidades e Movimentos Sociais divulgam nota em solidariedade à vereadora Laiz Perrut, pelas agressões sofridas por manifestantes contrários ao Lockdown. A APES assinou o documento.

Jornada de Lutas dos Servidores Públicos Federais foca na luta contra a reforma administrativa durante esse semana

Os Servidores Públicos Federais mobilizam suas bases para a Jornada de Lutas, que se realiza entre os dias 15 e 19 de março.
Em Juiz de Fora, o Fórum dos Servidores Públicos Federais de Juiz de Fora e Região, Fosefe, colocou um carro de som, rodando os principais bairros da cidade com áudio de conscientização das consequências da reforma administrativa para a população. Na quarta-feira, serão instaladas faixas em prédios públicos, onde existem as bases do Fórum. Outdoors foram espalhados pela cidade, defendendo o Serviço Público contra a reforma. Uma audiência pública na Câmara Municipal também estava agendada para essa semana, visando discutir a reforma, no entanto teve que ser adiada, face ao Lockdown.

Fosefe segue se reunindo e organizando a luta

O Fórum das Entidades do Serviço Público de Juiz de Fora e Região, Fosefe, tem organizado a luta localmente contra a reforma administrativa, ao mesmo tempo em que busca divulgar e apoiar as ações nacionais centradas no Fonasefe. As reuniões têm ocorrido nas terças-feiras, definindo as ações de luta. Em sua última reunião, foram deliberadas chamadas nas rádios da cidade e a manutenção do carro de som pela cidade de Juiz de Fora com áudio defendendo o serviço público da destruição preconizada pela reforma. Também foram reforçadas as campanhas nas redes sociais. As ações visam culminar no dia 24 de março, Dia Nacional de Lutas dos Servidores Públicos Federais.