Informes Nacionais – Assembleia 25 de novembro

18/09 Escolas Fechadas Vidas Preservadas – confira spot da CSP Conlutas

Divulgação das peças publicitárias do CSP-Conlutas, da campanha “Escolas Fechadas, Vidas Preservadas”, em defesa da vida e contra o retorno escolar durante a pandemia.

18/09 Ataque à democracia: ANDES publica Notas de Repúdio contra nomeação de reitores na UFRGS e na UNIFESSPA

O ANDES-SN publicou no dia 17 de setembro uma nota de repúdio à nomeação do professor Carlos André Bulhões Mendes como reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que foi escolhido por Jair Bolsonaro, desrespeitando a decisão da comunidade acadêmica.

18/09 Docentes da UFC sofrem perseguição política: confira nota de repúdio do ANDES

A diretoria do ANDES publicou em 17 de setembro, uma nota de repúdio contra a perseguição política sofrida por professores e professoras da Universidade Federal do Ceará (UFC), a qual Jair Bolsonaro interviu, e escolheu o último colocado na lista tríplice para a reitoria da instituição.

25/09 ANDES publica nota em solidariedade a docentes da UNILAB

O ANDES-SN publicou em 24 de setembro, nota em solidariedade  à(o)s professore(a)s da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), que estão respondendo Processo Administrativo Disciplinar (PAD) instaurado de forma arbitrária, após a decisão lgbtfófica pelo cancelamento do Edital nº 29/2019 da UNILAB, que tratava de seleção específica para candidato(a)s transgênero(a)s e intersexuais nos cursos oferecidos pelos Campi Ceará e Bahia, diverso(a)s estudantes, técnico(a)s e docentes protestaram contra a ingerência do governo federal e da reitoria que acatou a pressão dos setores fundamentalistas religiosos.

25/09 Confira no relatório do Fonasefe: calendário de lutas contra a reforma administrativa e em defesa das estatais

O Fonasefe divulgou o relatório de sua reunião do dia 22 de setembro, com seu calendário de lutas que previa: Reunião com o Comitê em defesa das estatais; Plenária ampliada do FONASEFE para mobilização do dia 30/09; Dia Nacional de mobilização contra a Reforma Administrativa em defesa dos Serviços e Servidores Públicos; Dia Nacional de mobilização em defesa das estatais e Reunião do FONASEFE com a empresa de comunicação Cajuína para alinhamento da Campanha em Defesa dos Serviços Públicos e contra a Reforma Administrativa.

28/09 Ponto eletrônico para docentes EBTT: leia a análise jurídica do ANDES-SN

A Assessoria Jurídica Nacional (AJN) do ANDES produziu a Nota Técnica – ponto eletrônico do(a)s docentes do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico – Esclarecimentos Jurídicos sobre a Nota Técnica SEI nº 28499/2020 do Ministério da Economia.

28/09 à 01/10 9º CONAD Extraordinário

CONAD decide por realizar eleições para a Diretoria Nacional em novembro de maneira telepresencial – Confira a Carta do CONAD

Os delegados e as delegadas participantes do 9º Conad extraordinário do ANDES-SN definiram que o processo eleitoral para escolha da próxima diretoria do Sindicato Nacional seria no formato telepresencial, antes das eleições municipais. A plenária também aprovou um novo calendário eleitoral com a retomada do processo eleitoral e da campanha das chapas, a partir de 1 de outubro até 2 de novembro. 

06/10 ANDES publica nota de repúdio à Política Nacional de Educação Especial

A Diretoria do ANDES-SN publicou dia 5 de outubro, uma nota de repúdio ao Decreto nº. 10.502/20, assinado por Jair Bolsonaro, que institui a nova Política Nacional de Educação Especial: equitativa, inclusiva, e com aprendizado ao longo da vida, impondo retrocessos em direitos já conquistados para pessoas com deficiência.

07/10 Suspensão das atividades remotas na UFPA marca protesto de docentes contra não nomeação de reitor

As atividades do Ensino Remoto Emergencial da Universidade Federal do Pará foram paralisadas no dia 07 de Outubro, em protesto à não nomeação do professor Emanuel Tourinho, primeiro colocado na lista tríplice, como reitor da mesma. 

08/10 ANDES-SN divulga condições para docentes participarem das eleições para diretoria nacional

Em ofício às seções sindicais, o ANDES-SN informou a data máxima de sindicalização para estar apto(a) a votar no processo eleitoral de 2020.

15/10 ANDES-SN divulga Regimento Eleitoral

O ANDES divulgou no dia 15 de Outubro  o Regimento Eleitoral das Eleições da Diretoria (biênio 2020-2022).

19/10 ANDES-SN divulga Nota Técnica sobre regularidade de métodos a serem utilizados nas eleições telepresenciais

O ANDES-SN divulgou no dia 15 de outubro, Nota Técnica referente à consulta sobre a regularidade dos métodos previamente escolhidos para a realização das eleições telepresenciais, já que houve questionamento sobre a licitude do método escolhido, pela possibilidade de violação da privacidade dos sindicalizados e sindicalizadas.

26/10 AJN do ANDES-SN divulga nota técnica com esclarecimentos sobre direitos autorais no Ensino Remoto Emergencial

A Assessoria Jurídica Nacional (AJN) do ANDES-SN divulgou, dia 23 de outubro, Nota Técnica a respeito dos direitos autorais durante a vigência do Ensino Remoto Emergencial nas Universidades e Instituto Federais. O documento trata tanto de materiais reproduzidos pelos docentes, quanto de materiais próprios dos professores, que teriam os direitos autorais vinculados às suas próprias figuras.

27/10 MEC pretende ampliar EAD nas universidades

Em nota publicada em 26 de outubro, o ANDES-SN chamou a atenção para a instituição, pelo MEC, de um “grupo de trabalho com a finalidade de subsidiar a discussão, a elaboração e a apresentação de estratégias para a ampliação da oferta dos cursos de nível superior, na modalidade de educação a distância- EaD, nas Universidades Federais”.

27/10 ANDES-SN repudia assassinato do militante do MST Ênio Pasqualin

Ênio Pasqualin, militante do Movimento dos trabalhadores Sem Terra, foi arrastado para fora de sua casa no assentamento e assassinado a tiros, no município de Rio Bonito do Iguaçu, no dia 24 de Outubro.  ANDES e APES se solidarizaram com os familiares, amigos, e com o MST, e repudiaram mais esse ato de violência contra militantes de movimentos sociais no Brasil. 

28/10 Fonacate publica nota em resposta a estudo da Confederação Nacional da Indústria

O Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (FONACATE), que reúne entidades representativas de mais de 200 mil servidores públicos, lançou uma nota para desmistificar alguns apontamentos feitos pela CNI que lançou estudo onde aponta gastos com o funcionalismo público no Brasil como um dos maiores entraves para o desenvolvimento industrial.

29/10 Saiba como votar nas eleições do ANDES-SN

Tutoriais de como votar nas eleições do ANDES-SN foram disponibilizados no site da APES.

03, 04, 05 e 06/11 – Eleições telepresenciais do ANDES-SN

04/11 Leia nota da Comissão Eleitoral Central sobre o primeiro dia das eleições do ANDES-SN

A Comissão Eleitoral Central (CEC) divulgou em 3 de novembro, uma nota sobre o primeiro dia das eleições para a diretoria do ANDES-SN (biênio 2020/2022), alegando que dificuldades foram encontradas na realização dos procedimentos de votação é informando que parte destas já teriam sido solucionadas.

07/11 Chapa 1 – UNIDADE PARA LUTAR vence as eleições do ANDES-SN

A Chapa 1, UNIDADE PARA LUTAR, foi a vencedora das eleições para a nova diretoria do ANDES-SN Biênio 2020/2022. A apuração, que teve início na noite do dia 06 e concluída sábado, 07 de novembro, no final da tarde, consagrando a Chapa 1 como responsável pela direção do ANDES-SN, com 7.086 dos votos válidos

10/11 Governo federal escolhe candidato com menos votos para a reitoria da UFPB

O presidente Jair Bolsonaro nomeou, no dia 04 de Novembro, o candidato que obteve um total de zero votos no  Conselho Universitário para comandar a  Reitoria da Universidade Federal da Paraíba, entre os anos 2020 e 2024. Protestos contra a nomeação do reitor foram iniciados dia 5 de novembro.

11/11 SOS Amapá

Desde a noite de terça-feira, 3 de novembro, 13 municípios do Amapá ficaram sem energia elétrica após um incêndio na subestação da empresa Isolux, contratada pela União e que atende ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Entidades Nacionais fortalecem laços de solidariedade e convocam as categorias para que contribuam com a campanha de arrecadação solidária em prol dos amapaenses.

12/11 Dieese analisa Reforma Administrativa proposta pelo governo

Dia 4 de novembro, o Departamento Intersindical de Estatística, Dieese, lançou uma Nota Técnica sobre a reforma administrativa proposta pelo governo e seus efeitos sobre os Servidores Públicos Federais, com uma análise que “tem por objetivo explicitar, de maneira sintética, os impactos diretos e indiretos para este conjunto de trabalhadores e para a atuação sindical, caso essa PEC seja aprovada.”

13/11 ANDES-SN convoca o 10º Conad Extraordinário

A diretoria que estará à frente do ANDES-SN, entre 2020 e 2022, será empossada em 01 de dezembro, no 10º Conad Extraordinário. O encontro, que será realizado via internet, terá como tema “Posse da Diretoria do ANDES-SN para o Biênio 2020-2022”, e não será publicado caderno de textos. 

13/11 O ANDES-SN divulgou, nesta sexta feira, Nota de Repúdio às declarações de Jair Bolsonaro

Foi publicada nota diretoria do ANDES-SN de repúdio às declarações de Jair Bolsonaro.

18/11 Circular do ANDES-SN divulga laudo de auditoria final das eleições da diretoria

A Comissão Eleitoral Central do ANDES-SN divulgou, em 18 de novembro, circular contendo um laudo de auditoria, realizada sobre o processo eleitoral para a diretoria do ANDES-SN, feita pela empresa “The Perfect Link”. 

20/11ANDES-SN publica análise jurídica sobre nova Portaria que regula carreira EBTT

O ANDES-SN publicou na tarde do dia 20 de novembro, uma Análise Preliminar da Portaria nº. 983, publicada pelo governo no dia 18 com o intuito de estabelecer “diretrizes complementares à Portaria nº. 554, de 20 de junho de 2013, para a regulamentação das atividades docentes, no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

23/11 – Reunião da Comissão Sobre a Emancipação do Campus de Governador Valadares

No final do ano passado, por deliberação do CONSU da UFJF,  foi criada uma comissão com o objetivo de estabelecer uma metodologia de debates na UFJF sobre a emancipação do campus GV,  em função de reuniões ocorridas entre a direção geral de GV e políticos da região, onde o tema da emancipação foi discutido.

A primeira reunião da comissão ocorreu em março de 2020 e foi definido, a partir da portaria de criação da comissão, que a função da comissão era analisar o processo de emancipação do campus, através de processos de emancipação de outros campi e visando estabelecer os trâmites para que isso pudesse ocorrer. Logo após a reunião, as atividades presenciais na UFJF foram suspensas devido à pandemia, o que paralisou também o trabalho da comissão.

Ao final de setembro, a partir de uma reunião da Administração Superior da UFJF com o MEC em que se tratou de questões de GV, surgiu novamente a discussão de emancipação do campus e da possibilidade de fusão com o campus de Teófilo Otoni, pertencente à Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Logo após, a direção geral de GV em conjunto com a administração superior solicitou a retomada dos trabalhos da comissão, que agendou nova reunião no dia 10 de novembro.

Na reunião do dia 10 de novembro, a comissão retomou os trabalhos e atividades dos seus dois grupos de trabalho: um para estudos de casos recentes de emancipação de campus e outro para pesquisar os passos necessários para tal. 

Com a retomada dos trabalhos, analisando o que foi deliberado no CONSU, entendeu-se que houve um equívoco na portaria de criação da comissão, levando a mesma a traçar objetivo distinto daquele proposto no CONSU.

Desta forma, em nova reunião no dia 23 de novembro, a comissão decidiu pelo  encerramento dos trabalhos e pela extinção da mesma, para que fosse possível a publicação de nova portaria pela direção geral do campus, adequando os objetivos ao que havia sido deliberado no CONSU.  

Informes Nacionais em PDF aqui