Assembleia aprova ações de mobilização e defesa sanitária

               Professoras e professores da UFJF e do IF Sudeste MG, reunidos em assembleia, no final da tarde de quarta-feira, 23 de fevereiro, aprovaram uma série de deliberações sobre a volta presencial das aulas e a construção da greve unificada dos Servidores Públicos Federais. Também foram eleitos os delegados e observadores da APES para a participação no 40º Congresso do ANDES-SN.

            A assembleia aprovou a adesão à agenda dos Servidores Públicos Nacionais com mobilizações no dia 08 de março, marcando o Dia Internacional da Mulher, e no dia 16 de março, como dia nacional de luta. Indicou ainda que a APES procure construir comitês locais de mobilização junto com outras categorias dos SPF.

            Professores e professoras debateram a situação de volta às aulas na UFJF e no IF Sudeste MG, com destaque para a situação da volta presencial dentro do Colégio de Aplicação João XXIII, que apresenta falta de professores, afastados por questões de saúde, e aglomeração de estudantes, muitos deles sem vacina, ou apenas com a primeira dose. Neste sentido, a assembleia decidiu buscar realizar ações junto aos docentes do Colégio João XXIII para acompanhar como tem sido a experiência do retorno às aulas, por meio da participação em reunião de congregação, de segmento, entre outros; solicitar reunião com a direção do Colégio João XXIII sobre as aulas presenciais e possíveis reivindicações e preocupações de professores e professoras; lutar pelas condições necessárias que garantam a vida, a qualidade e as condições de trabalho para um possível retorno presencial responsável para o primeiro semestre acadêmico de 2022, acompanhando as condições da pandemia no momento, e construir um documento que contenha as condições sanitárias e protocolos necessários para o desenvolvimento de atividades acadêmicas nas instituições.           

Os docentes aprovaram os nomes de Augusto Cerqueira, Nayara Medrado, Joacir Teixeira de Melo, Lisleandra Machado, Dileno Dustan, Leonardo Andrada, Marina Barbosa, Eduardo Leão, e Jalon Morais como delegados da APES no 40º Congresso do ANDES-SN, tendo o professor Marcus Vinícius Leite como observador/suplente. O 40º CONGRESSO do ANDES-SN ocorrerá na cidade de Porto Alegre/RS entre 27 de março e 01 de abril. O tema central é “A vida acima dos lucros: ANDES-SN 40 anos de luta!”.