Assembleia aprova paralisação da UAB

Em assembleia realizada na sede do sindicato no dia 30 de maio, os docentes do IF Sudeste MG e da UFJF, discutiram os encaminhamentos do movimento grevista que hoje completa dez dias. Os presentes foram informados de que não houve avanços nas negociações do plano de carreira, já que a reunião do ANDES-SN com o MEC foi suspensa pelo governo.

Membros do Comando Local de Greve (CLG) relataram à assembleia o andamento da reunião com o Reitor da UFJF, realizada no dia 28 de maio e convocaram os docentes para o ato de greve que será realizado no dia 2 de junho, domingo, no campus da UFJF. Uma audiência com o reitor do IF Sudeste MG também será marcada para discutir as pautas da greve.

Na assembleia anterior, alunos do Grêmio Estudantil do Colégio de Aplicação João XXIII se manifestaram apoiando a greve nacional e fizeram alguns pedidos ao sindicato. A carta em resposta aos alunos, formulada pelo CLG, foi apresentada e aprovada pela assembleia. A carta pode ser lida aqui.

Em pauta também estava o posicionamento do CLG sobre a Universidade Aberta do Brasil (UAB), programa de ensino à distância que além de professores efetivos e substitutos, conta com bolsistas no papel de tutores. Entendendo que foi aprovada democraticamente a paralisação de todas as atividades docentes, que incluem a pesquisa, ensino e extensão, o CLG considerou a UAB como parte dessas atividades e, portanto, deve ser paralisada. A discussão sobre as consequências da paralisação da UAB será retomada nas reuniões do CLG, que ocorrem todos os dias às 15h na sede da APESJF.

O CLG avaliou positivamente o cenário da greve nacional. Em resposta à negativa de negociação do governo, uma universidade que faz parte da base sindical do PROIFES,  a UFBA, aprovou a deflagração da greve, acatando as reivindicações do ANDES-SN, o que demonstra que o movimento está sendo fortalecido com novas adesões.

Duas outras assembleias foram marcadas, no dia 05 de junho, terça-feira, às 9h e no dia 12 de junho, quarta-feira, às 14h, na sede da APESJF.

Fonte: APESJF