Assembleia aprova série de ações de mobilização com paralisações e atos

Professoras e professores da UFJF e do IF Sudeste MG, reunidos em assembleia, no início da noite de segunda-feira, dia 06 de junho, aprovaram a paralisação das atividades docentes nos dias 09 e 14 de junho, em protesto contra os cortes orçamentários na educação, na ciência e na tecnologia, contra as intervenções governamentais nas IFE, contra a ameaça de cobrança de mensalidades nas universidades e pelo reajuste salarial

No dia 09, APES, DCE, Sintufejuf e Associação dos Pós-graduandos da UFJF organizam um ato público marcado para às 17h no Parque Halfeld. A ação faz parte do Dia Nacional de Mobilização em Universidades, Institutos Federais e Cefets, com atos e mobilizações em todo o país. 

Em Governador Valadares, o dia 09 de junho será marcado por manifestação na Praça dos Emigrantes às 8h.

Dia 14 de Junho é “Ocupa Brasília”

No dia 14 de junho, docentes de todo o país se dirigem à capital federal para a manifestação “Ocupa Brasília”. Professoras e professores da base da APES que estejam interessados em participar do ato podem enviar email até sexta-feira, dia 10 de junho de 2022, para o faleconosco@apesjf.org.br. A manifestação é organizada pelas entidades do setor da educação, dentro do Fonasefe, e se coloca contra os cortes na Educação, pela revogação da EC 95, contra a PEC 32 e pela recomposição salarial de 19,99%.

Campanha pela segurança sanitária

Diante das ações de flexibilização das salvaguardas sanitárias dentro das Instituições, os docentes aprovaram a continuidade da campanha da APES pelo uso de máscaras e pela atenção da comunidade universitária em relação à vacinação. Também a realização de um evento com nomes nacionais debatendo a atual situação da pandemia; a solicitação de reunião com as administrações das instituições para avaliação do cenário; a manutenção dos canais abertos da APES para recolher informações da base sobre os dados referentes à covid e a ampliação do diálogo com municípios para o desenvolvimento de campanhas de vacinação nas escolas.

65º CONAD

A assembleia aprovou o nome do professor Augusto Cerqueira como Delegado da APES para o 65º CONAD e de Leonardo Andrada, Lisleandra Machado, Marina Barbosa, Jalon de Moraes Vieira e Dileno Dustan, como observadores. O encontro se realiza entre os dias 15 a 17 de Julho em Vitória da Conquista, estado da Bahia.

A assembleia contou ainda com a análise de conjuntura, à cargo da diretoria, e com informes sobre o processo de emancipação de Governador Valadares; sobre a situação da pandemia no IF Sudeste MG e na UFJF, e sobre mais uma tentativa dos partidários do “Escola sem Partido” em censurar professores e professoras em Juiz de Fora, materializada no Projeto de Lei do vereador Carlos Alberto de Mello. A proposta pretende proibir qualquer linguagem dentro de sala de aula, que não respeite a língua culta/formal. A APES, em conjunto com sindicatos e entidades de defesa da educação, tem mobilizado a categoria e lutado contra a aprovação da proposta na Câmara Municipal.