Assembleia dá apoio à decisão de paralisação nesta quarta feira

Os docentes da UFJF e do IF Sudeste MG, reunidos em assembleia na manhã desta quarta feira, decidiram apoiar a decisão da Diretoria da APESJF que havia indicado a paralisação de professores e professoras no dia 19 de março. A decisão está de acordo com o calendário de mobilização aprovado no 33º Congresso do ANDES. Os docentes seguem a movimentação que tem caráter nacional, realizando assembleia na quinta feira dia 27. A assembleia optou por essa data para poder debater os resultados da audiência  que o ANDES-SN terá com o MEC no dia 26.

Luta

Professores e professoras identificaram nas falas atuais do governo a dureza e as dificuldades já apontadas no Congresso, mas relembraram que o acordo imposto em 2012 continua representando perdas salariais para maioria dos docentes, além da desestruturação da carreira. Assim a presença de todos na próxima assembleia é de suma importância para o debate e para discutir a possibilidade de retomada da greve de 2012.
Manifestações contra o Golpe
Os docentes apoiaram também a participação da APESJF nas manifestações contra os 50 anos do golpe militar de 1964. A programação, organizada por sindicatos, partidos e entidades do movimento social, ainda não está fechada, mas será divulgada no SemanAPES On Line na sexta feira.

cartaz assembleia março 27

Eleição para Reitor na UFJF
A Diretoria do sindicato prestou informes sobre a movimentação em torno das eleições para Reitor dentro da UFJF. Os três segmentos, Estudantes, Docentes e Técnicos Administrativos estão se reunindo regularmente. O objetivo é garantir a conquista democrática da UFJF que tem respeitado a decisão das urnas em votação paritária, com 33% de peso para cada segmento. A última reunião do Consu já representou uma vitória, com a deflagração do processo e os debates giram em torno de como o pleito vai se dar caso os Técnicos Administrativos estejam em greve ou mesmo qualquer um dos outros segmentos. A proposta docente é que o processo não pare, pelo menos até o registro dos candidatos.
Professor Titular
Com relação à progressão dos professores para o cargo de Titular, foi informado que, em audiência com o reitor do IF Sudeste MG, a proposta de normatização interna já está sendo trabalhada por uma Comissão que ao final dos seus trabalhos, submeterá os resultados a uma consulta pública.
Na UFJF, a informação é que o processo de normatização também já está em curso a cargo de uma Comissão. A assembleia deliberou que o sindicato reivindique junto à Administração Superior que os resultados da Comissão também sejam submetidos à consulta pública antes de irem à aprovação do Consu.

Governador Valadares
Os problemas apresentados pelo campus avançado de Governador Valadares foram debatidos na assembleia. O campus se encontra paralisado hoje por falta de condições de trabalho, principalmente pela greve dos Técnicos- Administrativos. Informações dão conta da falta de representação docente no Congrad e no Consu, além dos problemas estruturais como falta de espaço adequado e de comunicação com a Administração Superior da UFJF. Já são mais de 100 professores, ocupando espaços e condições precarizadas.
A assembleia indicou a visita de representantes da APESJF, junto com integrantes da diretoria do ANDES-SN para uma campanha de filiação, além da observação in loco das condições de trabalho.