Assembleia levanta possibilidade de ação na Justiça

 

Reunidos em assembleia na quarta feira, dia 11 de dezembro, docentes da UFJF e do IF Sudeste MG aprovaram o regime de assembleia permanente até o dia 09 de fevereiro de 2014, dada a necessidade de discussão e deliberação sobre os delegados para o próximo Congresso do ANDES-SN e sobre o Plano de Saúde da APESJF. Após os informes e debates, foi levantada a possibilidade de que o sindicato entre na Justiça para reabrir o plano de saúde. Próxima assembleia deverá se realizar entre 13 e 17 de janeiro.
No início da assembleia o professor Agostinho informou que, no dia 3 de dezembro, a UNIMED apresentou, à Comissão de Saúde da APESJF, uma proposta para a reabertura do plano com média de reajuste de 300%. A pronta recusa dos docentes levou a UNIMED a prometer confecção de nova proposta, o que não foi entregue em tempo hábil para ser discutida na assembleia.

UNIMED se recusa a reabrir o plano por questões econômicas

Os docentes presentes puderam acompanhar um histórico das negociações, apresentado pela diretoria e pelo assessor jurídico do sindicato, Leonardo de Castro. Ele afirmou que a UNIMED vem colocando vários entraves jurídicos para a reabertura do plano, mas que o fundo principal é realmente econômico. A operadora não aceita reabrir com os preços atuais. A questão é que o plano da Seção Sindical está bastante saudável, com sinistralidade 10% abaixo do limite e a o reajuste zero não é uma questão negociável, mas o cumprimento do contrato.

Operadora insiste em reajuste anual

Com o objetivo de justificar o reajuste anual, a operadora alega que haverá ampliação do rol de procedimentos, além da ocorrência de aumento do custo assistencial.
Com o objetivo de reabrir o plano da APESJF sem o ônus excessivo da nova precificação exigida pela UNIMED, a possibilidade de entrada na justiça foi levantada durante o encontro na manhã de quarta e deverá ser discutida na próxima assembleia, a ser marcada em janeiro.

A necessidade de reabertura do plano tem por base a manutenção da saúde financeira do grupo. A possibilidade de uma proposta da UNIMED para a criação de um novo plano, paralelo ao atual e parecido com o modelo da UFJF, foi levantada na última reunião entre a APESJF e a UNIMED, mas essa proposta também não foi ainda apresentada pela operadora.

Novos nomes foram incluídos na lista de candidatos a delegado da APESJF no Congresso do ANDES-SN

Durante a assembleia, novos nomes foram incluídos na relação de candidatos a participar da delegação da Apes para o 33º Congresso do Andes, A primeira reunião preparatória será no dia 18 de dezembro as 18h, na sede da apesjf, para estudo do cadernos de texto do congresso.

Assembleia dia 11 dez

Docentes reunidos na assembleia