Assembleia aprova participação da APES no 19J

Docentes também debateram emancipação do campus GV e elegeram delegação do 12º Conad Extraordinário

Professores e professoras da UFJF e do IF Sudeste MG, reunidos em assembleia no final da tarde de quinta-feira, dia 10 de maio, aprovaram a participação docente no Ato Fora Bolsonaro, marcado para às 10h de sábado, dia 19 de junho, com concentração no Parque Halfeld. Foi aprovada ainda uma Comissão de Mobilização para organizar a participação docente na manifestação. A assembleia ressaltou a necessidade de enfatizar, nos atos, a defesa da vida, a vacinação ampla e luta contra a reforma administrativa. A exemplo do 29 de maio e nas manifestações que estão sendo organizadas por todo o país, o ato será realizado sob os protocolos sanitários para evitar contágio e propagação do coronavírus, com organização em fileiras para garantir o distanciamento, uso de máscaras e álcool em gel.

Emancipação do campus GV

Docentes também debateram sobre a emancipação do campus avançado da UFJF em Governador Valadares, tendo em vista a retomada das movimentações protagonizadas por deputados e vereadores ligados a cidade, sem a participação da comunidade universitária e local. Conforme relatado pela diretora da Apes e professora do campus GV Nayara Medrado e pelo diretor-geral do campus Ângelo Denadai, em reunião do Conselho Gestor realizada no dia 8 de junho, foi instituída a Comissão que irá elaborar uma metodologia de debate com a comunidade acadêmica sobre o tema, atendendo a uma resolução do Consu da UFJF de novembro de 2019, com participação das entidades representativas com 1 titular e 1 suplente de cada segmento. No debate, docentes que atuam no campus de Governador Valadares relataram as condições de precarização do trabalho na cidade. Demais presentes na assembleia ressaltaram a importância da Comissão para conferir transparência ao processo de emancipação e para garantir o amplo debate na instituição. Ressaltaram também o papel da APES na garantia do respeito ao trabalho docente e ao cumprimento dos procedimentos democráticos. 

12º Conad

Docentes aprovaram os nomes que irão compor a delegação da APES no 12º CONAD extraordinário. O encontro ocorrerá virtualmente nos 2, 3 e 10 de julho e terá como tema “Em defesa da vida, da educação pública e dos serviços públicos: resistir é preciso!”. O professor Leonardo Andrada irá participar como delegado, o professor Augusto Cerqueira como observador/suplente e a professora Lisleandra Machado como observadora/suplente. 

ERE

O professor Augusto Cerqueira informou que a APES realizou hoje reunião entre docentes do Colégio de Aplicação João XXIII e o assessor jurídico da APES, Leonardo de Castro, sobre problemas de invasões de salas de aula online, assédios e problemas de acesso de estudantes no ensino remoto emergencial. A APES irá desenvolver ações junto a direção do Colégio e à administração superior da UFJF para resolver os problemas, que refletem a precariedade do ensino remoto e que tem prejudicado o trabalho e a saúde mental de docentes da escola. 

Vacinação

O professor Miguel  informou aos presentes que a Prefeitura Municipal de Juiz de Fora divulgou calendário de vacinação para todos os níveis da educação para a próxima semana.