Ato unificado “Pela Vida das Mulheres” ocupou o centro de Juiz de Fora neste 8 de março

Representantes da APES estiveram presentes nesta terça, 8 de março, no ato unificado “Pela Vida das Mulheres”, com o lema “Bolsonaro nunca mais! Por um Brasil sem machismo, sem racismo e sem fome!”. A atividade foi organizada por Mulheres do PT de Juiz de Fora, Frente Brasil Popular e Fórum 8M, que reúne diversos coletivos feministas, partidos políticos, movimentos e organizações sociais e entidades sindicais de Juiz de Fora. 

O ato teve início na Praça da Estação, às 17h, onde as representantes das organizações falaram aos participantes e à população presente sobre a importância do 8 de março como um dia de luta em defesa da vida das mulheres, contra o machismo, o racismo e o feminicídio, e em defesa de políticas públicas que garantam a segurança, a saúde, a educação, trabalho e salários justos para as mulheres. 

Após os discursos, o grupo Maracatu Estrela na Mata abriu o cortejo que seguiu da Praça da Estação até o Cine Theatro Central. Ali, o ato político-cultural “Todas Elza” foi realizado com a apresentação de as artistas parceiras do movimento: Alessandra Crispim, Ampla Cia, Charmosas do Tamborim, Grupo Teatral Projeto Manifesta na Rua, Ingoma, Mc Xuxu e Samba de Colher.

Outras ações

As atividades de mobilização para o 8 de março foram iniciadas na semana anterior, com panfletagem no calçadão da rua Halfeld e na feira da Avenida Brasil. No sábado,  uma banca foi montada no calçadão com o objetivo de receber absorventes a serem distribuídos gratuitamente para mulheres em vulnerabilidade social .

As mobilizações continuam durante a semana, com uma atividade nesta quarta-feira, com as companheiras do bairro Dom Bosco, e no dia 14, quando será realizada a ação “14M Marielle Presente”, com local e horário ainda a definir.