SemanAPES On Line

SemanAPES

 

 

Consulta Pública para reitoria da UFJF teve primeiro debate

O primeiro debate do processo de Consulta Pública para Reitoria da UFJF foi realizado na manhã de hoje, 13 de setembro, no anfiteatro dos Estudos Sociais da UFJF. Realizado pela Comissão Organizadora da Consulta Pública (COCP) e previsto no Regimento, o debate foi uma oportunidade para a comunidade acadêmica conhecer e discutir as propostas da chapa “Unidos pela UFJF”,  composta por Marcus David e Girlene Alves. O evento foi também transmitido ao vivo pela APES e pelo Sintufejuf. Pela comissão, compuseram a mesa os representantes das entidades na comissão, Augusto Cerqueira (APES), Flávio Sereno (Sintufejuf) e Diego Oliveira (DCE).


No primeiro momento, Marcus David e Girlene Alves, que ocupam a atual administração superior, apresentaram um breve histórico da atual gestão da UFJF, desde que assumiram a reitoria em 2016. Neste sentido, Marcus David reforçou a crise política e econômica enfrentadas pelo país e pela universidade naquele momento, e avaliou que a atual gestão garantiu a segurança institucional e financeira da UFJF. Girlene Alves reforçou alguns princípios norteadores da chapa, em especial o caráter público, gratuito e laico da universidade, e a manutenção do respeito à diversidade na política de acesso e manutenção inclusivos.


No segundo momento, as três entidades que compõem a COCP fizeram perguntas à chapa. Foram apresentados questionamentos relativos ao financiamento público das instituições, à assistência estudantil, e à capacitação e jornada flexível de trabalho dos TAE. Perguntas também foram feitas pelo público presente, que questionou, entre outras coisas, sobre as propostas para melhoria da comissão de sindicância da política de cotas, sobre o corte de bolsas ocorrido na pós-graduação e sobre a necessidade de engajamento de gestores na defesa dos direitos atacados pelo atual governo.


Os representantes da chapa responderam os questionamentos, se comprometendo com o caráter público da instituição, considerando prioridade o financiamento das bolsas estudantis e convidando a todos e todas para participarem da Consulta Pública, como forma de legitimação, por toda a comunidade universitária, da candidatura da chapa à reitoria.


Os próximos debates acontecem nos dias 16 de setembro em Governador Valadares e no dia 26 de setembro na UFJF. A consulta será realizada nos dias 8 e 9 de outubro.

 

Docentes paralisam em 02 e 03 de outubro

Foi realizada hoje, 12 de setembro, em Brasília, reunião do setor das IFES com a presença de 23 seções sindicais. Foi feita análise de conjuntura na qual foi reafirmada a necessidade de intensificar a luta em defesa da educação pública, da ciência e tecnologia e dos direitos da categoria.  Definiu-se que o passo central agora é construir a greve da educação de 48h nos dias 02 e 03 de outubro.

O objetivo é fazer com que greve seja construída com mobilizações que tragam visibilidade às atividades realizadas pelas instituições para a sociedade e atos de rua. O dia 03 também é dia de luta em defesa das estatais com mobilização e paralisações de outras categorias como correios e petroleiros. O calendário inclui também o dia 20 de setembro: “Todos nas Ruas contra a destruição do Brasil”, e 25 de setembro: “Marcha Pela Ciência no Congresso”.  

Segundo a Presidente da Apes, presente na Reunião, Marina Barbosa, “o ânimo de luta está crescente em toda base do ANDES.”

Assembleia da APES aprova greve de 48 horas

Em assembleia realizada ontem, na sede da APES, os docentes aprovaram a adesão à greve de 48h, indicando os dias 02 e 03 de outubro, sugestão que foi aprovada hoje no setor. Aprovaram também nomes para o Congresso da CSP Conlutas e deliberaram pela construção da pauta local de reivindicações com o apoio do Conselho de Representantes da Seção Sindical.

Comissão homologa inscrição da chapa "Unidos pela UFJF"

A Comissão Organizadora da Consulta Pública (COCP) para reitor e vice-reitor da UFJF, formada por representantes dos Docentes, Técnico-Administrativos e Estudantes, homologou a inscrição da chapa 01 "Unidos Pela UFJF". A homologação foi feita na reunião da COCP realizada nesta terça-feira, 10 de setembro, na sede da APES.

APES participa do Grito dos Excluídos

No último sábado, 07 de setembro, foi realizado em Juiz de Fora, o Grito dos Excluídos, que tradicionalmente é feito após o desfile cívico que marca o dia da Independência do Brasil. O ato desceu a Av. Rio Branco, da altura da Rua Oscar Vidal até o largo do Riachuelo.

Em sua fala durante o ato, a presidente da Apes, Marina Barbosa afirmou que “Mais uma vez, reafirmamos o nosso compromisso de estar na luta em defesa do direito de se aposentar, da universidade, do direito de pesquisar, e do direito a ter saúde. Seguiremos na resistência e na luta fortalecendo o nosso grito em todo lugar: O grito daqueles que fazem esse país.”

Debate da Consulta Pública para a Reitoria da UFJF em Governador Valadares

Haverá debate com a chapa candidata a reitoria da UFJF, promovido pela Comissão Organizadora da Consulta Pública em Governador Valadares.
Será na segunda-feira, 16/09 às 18h30 na UNIPAC-GV.

Apes estará em Governador Valadares com Conversa e Assessoria Jurídica

Na próxima terça-feira, 17/09, a Apes estará no Campus de Governador Valadares para uma conversa e oferecerá plantão do Assessor Jurídico da Apes, Leonardo de Castro.

 

 

 Não responda a esse email

As mensagens à APES devem ser enviadas pelo faleconosco@apesjf.org.br. Somente desta forma poderão ser respondidas pela entidade.


 
<