Comunidade do HU/UFJF diz NÃO à EBSERH

Em plebiscito realizado ontem (3), professores, estudantes e técnicos-administrativos que atuam no HU/UFJF votaram pela não adesão da UFJF à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). O “não” venceu com 80,5% dos votos válidos.  Foram registrados 756 votos contrários e 183 votos favoráveis.

O resultado foi homologado pelo Conselho Diretor do HU/UFJF na manhã de hoje.

A EBSERH foi rejeitada em todas as urnas.

Confira o resultado por segmento:

Docentes
SIM 27
NÃO 36

TAEs
SIM 29
NÃO 296
BRANCO 1
NULOS 3

Discentes
SIM 127
NÃO 424
NULOS 3

Na avaliação de Paulo Ignácio, presidente da APESJF-SSind, o resultado do plebiscito expressa o desejo da comunidade do HU/UFJF pela manutenção do hospital público, atendendo 100% SUS e administrado pela própria UFJF, em respeito à sua autonomia.

“O próximo passo agora é garantir que o Consu [Conselho Superior da UFJF], que é quem, em última instância, decide sobre a adesão da Universidade à EBSERH, referende o resultado do plebiscito, respeitando sua tradição democrática de seguir e acatar os resultados das consultas às comunidades da UFJF”, afirma Paulo.

O HU, como ressalta o presidente da APESJF-SSind, visa formar recursos humanos, gerar conhecimentos e prestar assistência de qualidade na área da saúde à comunidade e região, através da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Essa missão será comprometida pela adesão à EBSERH.

A APESJF-SSind, assim como as entidades que representam os demais segmentos da UFJF e compõem o Comitê em Defesa do HU/UFJF, vai permanecer atenta e atuante no sentido de garantir o financiamento público para que o hospital continue cumprindo sua missão.