Comunidade se mobiliza para a resistência contra os ataques à educação

Docentes e Técnicos Administrativos se movimentam para a abertura do semestre no processo de mobilização para a luta contra os ataques diários que o Governo Federal tem desferido contra a educação pública. Na tarde de terça feira, por volta das 14h uma reunião entre as entidades sindicais representativas desses segmentos discutiu as próximas atividades contra a reforma da previdência, os cortes orçamentários na educação e o projeto apresentado pelo governo. APES, Fasubra, Sinasefe e Sintufejuf reafirmaram sua posição contrária à tentativa do governo em se desresponsabilizar do financiamento público das universidades e institutos federais e entregar sua gestão a uma Organização Social (OS).

Atividades

Dentre as ações de lutas mais gerais está uma atividade de café da manhã, em 06 de agosto, no centro de Juiz de Fora para marcar o dia de votação do segundo turno da Reforma da Previdência, atividade construída pela Frente em Defesa da Previdência Pública de Juiz de Fora. Outra data importante será no dia 13, indicada como greve geral da educação. A APES convocou assembleia para o dia 07 de agosto para debater a participação docente nesta greve.

Abertura de semestre

As entidades sindicais,  APES, Fasubra, Sinasefe e Sintufejuf, juntamente com DCE/UFJF e Grêmio Estudantil do IF Sudeste MG vão realizar atividades conjuntas marcando o início do segundo semestre letivo. O objetivo é uma conversa com a comunidade e realizar um chamado à resistência contra as medidas destrutivas do governo Bolsonaro.

O evento “Abertura do Semestre” está marcado para o dia 08 de agosto, às 9h, no Anfiteatro do Serviço Social.

No IF Sudeste MG, essa atividade se dará no mesmo dia, mas às 13h no anfiteatro do Bloco A do Instituto.

Reunião ampliada

Ainda na terça feira, às 16h, professores e professoras se reuniram na APES para uma reunião ampliada que prestou informes, detalhou um pouco mais os ataques contidos no “Future-se”, discutiu a situação política e indicou propostas que serão encaminhadas ao Setor das Federais do ANDES-SN em  27 e 28 de agosto em Brasília que terá como pauta, o projeto apresentado pelo governo, os cortes no orçamentos das instituições, a greve geral do dia 13 e a greve da categoria docente.