Conad indica ao 41º congresso a desfiliação do ANDES-SN do CSP-Conlutas

Depois de dois dias de discussões, os docentes presentes no 14º Conad Extraordinário do ANDES-SN decidiram encaminhar ao 41º Congresso do Sindicato Nacional a desfiliação da CSP-Conlutas. A deliberação foi feita no domingo, dia 13 de novembro, durante o debate do segundo tema do encontro, que tratou de questões organizativas. A proposta “Indicar ao 41º Congresso a desfiliação do ANDES da CSP-Conlutas” foi aprovada com 37 votos favoráveis, 22 contrários e 05 abstenções. Também foi aprovada a realização, no próximo ano, de um seminário para debater a organização da classe trabalhadora e continuar construindo espaços de luta, com recomendações de temáticas e sintetização dos debates. 

“Foram dois dias de debates francos e intensos, o que não poderia ser diferente. A temática está ligada ao futuro da estratégia e da tática do Sindicato Nacional, para enfrentar as próximas lutas que devem ser duras e vão demandar uma atuação firme e decidida”, afirmou Leonardo Andrada, presidente da Apes e delegado da seção sindical no evento.

O 14º Conad Extraordinário aconteceu nos dias 12 e 13 de novembro, na sede da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (Adunb), com o tema: “CSP- Conlutas: balanço sobre atuação nos últimos dez anos, sua relevância na luta de classes e a permanência ou desfiliação da Central”. Além da discussão sobre a central sindical, o evento atualizou o debate sobre conjuntura e movimento docente.

O evento contou com a presença de 236 pessoas, sendo 71 delegados e delegadas, 126 observadores e observadoras, 31 diretores e diretoras, 8 convidados e convidadas. Representantes de 77 seções sindicais do ANDES-SN participaram do evento. A delegação da APES presente foi composta por: delegado Leonardo Andrada; observadores/suplentes Augusto Cerqueira, Dileno Dustan, Lisleandra Machado e Lucas Mendes.

Na tarde de sábado, dia 12 de novembro, começaram os debates sobre o primeiro tema: conjuntura e movimento docente. Os textos apresentados abordaram a atualização do debate sobre movimento docente, o fortalecimento do ANDES diante da atual conjuntura, o papel de uma Central Sindical e Popular no cenário atual, a construção de uma Universidade Popular e a reconstrução do país. Aberto o debate, professores e professoras presentes se manifestaram a respeito dos diversos ataques do governo Bolsonaro ao longo dos últimos quatro anos, do sucateamento da educação, do desmonte das políticas públicas, do novo mandato de Lula a partir de 2023 e do balanço sobre a atuação da CSP-Conlutas.

A diretoria do ANDES-SN deliberou, juntamente com a Adunb, pela realização de um ato em defesa da democracia e contra o racismo. Após o encerramento dos debates sobre o tema I, mais de 100 pessoas, entre elas docentes, representantes de entidades sindicais e estudantis que estiveram na plenária, caminharam até a Praça Chico Mendes, com palavras de ordem contra o governo Bolsonaro. 

Durante o encerramento do encontro houve a aprovação das moções e a leitura da Carta de Brasília, indicando que “é preciso seguir na luta em unidade com a classe trabalhadora pela defesa da democracia, dos nossos direitos por respeito ao resultado das eleições e, fundamentalmente, preparar para enfrentar a extrema-direita que está organizada e desafia a colocar nosso vigor político a serviço de um projeto societário, humano efetivamente emancipado”.

Confira a cobertura completa feita pelo ANDES-SN:

Conad Extraordinário indica ao 41º Congresso a saída do ANDES-SN da CSP-Conlutas

Análise de conjuntura e ato em defesa da democracia e contra o racismo marcam a tarde de sábado do 14º Conad Extraordinário

14º Conad Extraordinário do ANDES-SN começa em Brasília neste sábado, 12

Fotos: Andes-SN