Confira as informações do InformAPES On Line

                  A APES vem informar à Comunidade Acadêmica do IF Sudeste MG a realização de duas audiências públicas. A primeira trata da regulamentação da prestação de serviços do IF Sudeste MG à comunidade externa. A segunda trata da proposta das diretrizes do plano individual de trabalho docente.

               O sindicato alerta para a importância da participação de toda a comunidade em ambas as audiências.

 

IF Sudeste MG vai discutir regulamentação da prestação de serviços
à comunidade externa em reuniões públicas

               O IF Sudeste MG realiza uma série de reuniões públicas a partir do dia 13 de abril, nos diversos  campi, para o debate sobre a  regulamentação da prestação de Serviços (Portaria 04/2016), disponível aqui. O Objetivo é expor a regulamentação ao debate da comunidade acadêmica.

Confira o cronograma

13/04 Barbacena (9h30); São João del Rei, abarcando Bom Sucesso (15h30);
14/04 Juiz de Fora, abarcando a Reitoria (9h30); Santos Dumont (14h30);
18/04 Muriaé, abarcando Manhuaçu (15h); e
19/04 Rio Pomba, abarcando Cataguases e Ubá (17h)

 

              A preocupação do sindicato com o tema foi explicitada em uma nota divulgada no InformAPES On Line da primeira semana de Março e também com a participação da APES e do Sinasefe no Consu do IF Sudeste MG, bem como em uma audiência com o Reitor Paulo Rogério Guimarães, que deu origem à consulta acadêmica. Abaixo, a nota da APES:

A APES vem manifestar sua preocupação com a forma como a Administração Superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais aprovou no Conselho Superior sua política para a prestação de serviços junto à comunidade externa, sem realizar a discussão com a comunidade sobre as implicações e o alcance dessas modificações no âmbito da instituição pública.
A relação das Instituições Federais de Ensino (IFE) com o mercado tem gerado severas críticas. A atuação das Fundações ditas de Apoio tem sido alvo de ações do Tribunal de Contas da União, além de ser diretamente criticada por setores que defendem a autonomia das IFE e sua independência frente ao sistema econômico, além das inúmeras acusações de uso indevido do patrimônio público, pelos interesses de corporações e grupos econômicos que atendem a interesses privados exclusivamente. Os problemas, que não são poucos, têm sido expostos publicamente em diversas IFE.                As fundações têm sido alvo de ações jurídicas nos Tribunais, dado os descalabros que têm proporcionado.
O Sindicato entende que, dada a importância do assunto e seu conteúdo controverso, além das consequências políticas desta ação, a discussão sobre as regras deve ser estendida a toda a comunidade acadêmica, num amplo debate, que possa construir uma decisão democrática, consciente, participativa e que responda ao interesse público.

 

 

IF Sudeste MG divulga cronograma para consulta à comunidade sobre proposta de diretrizes para elaboração do Plano Individual de Trabalho dos Docentes

                O IF Sudeste MG está divulgando, em seu site, o início da consulta pública para “estabelecer diretrizes para que os docentes possam planejar e informar suas atividades de ensino, pesquisa, extensão, gestão institucional, representação, qualificação e capacitação no âmbito do IF Sudeste MG, por meio de um Plano Individual de Trabalho (PIT) semestral de atividades docentes, em substituição ao registro de ponto docente”.

O início da Consulta Pública está marcado para 11 de abril de 2016, tendo seu fim em 08 de maio de 2016. As reuniões terão caráter de demonstração do formulário (com exemplos), bem como de prestação de esclarecimentos.

A APES convoca toda a comunidade acadêmica para participar das visitas e da Consulta Pública para a elaboração do plano individual de trabalho dos docentes. O sindicato enfatiza a importância do tema no cotidiano e nas atividades docentes, por isso, aponta ser necessária a mais ampla participação com críticas e sugestões. A APES entende que a participação de todos é fundamental. Participe!

Acompanhe

Cronograma de Visitas da Comissão de Atividades Docentes aos Campi do IF-Sudeste
Data Atividade prevista Horário Participantes
13/abr 4ª feira Visita ao Campus Juiz de Fora 13 horas MIGUEL e toda a comissão
20/abr 4ª feira Visita ao Campus Barbacena 16:30 horas CARMEN, Janaína, Wildson e Miguel
20/abr 4ª feira Visita ao Campus Muriaé 15 horas JÚLIO e ALOÍSIO (que levará Manhaçu)
25/abr 2ª feira Visita ao Campus S. J. del Rei 17 horas JANAÍNA e Carmen
26/abr 3ª feira Visita ao Campus S. Dumont 16 horas Leandro RIANI, Júlio e Miguel
27/abr 4ª feira Visita ao Campus Rio Pomba 15 horas WILDSON, Leandro e Aloísio

 

 

 

APES e Sinasefe convocam para a reunião que produzirá um fórum intersindical no IF Sudeste MG