Confira as informações do SemanAPES On Line

APES, Sintufejuf e DCE paralisam Reitoria da UFJF no Ato em Defesa dos Serviços Públicos
                Representantes da APES, Sintufejuf e DCE fecharam a Reitoria da UFJF na manhã de hoje, 27 de outubro. Um panfleto intitulado “Unidos na Luta”, elaborado coletivamente pelo Fórum das Entidades da UFJF e do IF Sudeste MG, foi distribuído no local e em seguida nas unidades acadêmicas do campus. O ato marcou a participação local no Dia Nacional de Lutas, Mobilização e Paralisação nos estados, Em Defesa dos Serviços Públicos, mobilização convocada pelas Centrais Sindicais, que antecedeu o Dia Nacional do Servidor Público (28 de outubro).
Como explica Flávio Sereno, Coordenador Geral do Sintufejuf, “decidimos participar da paralisação nacional em defesa do serviço público não só para enfrentar o que vem pela frente, mas também para tentar revogar o que já passou. O pacote é pesado.” A mobilização faz parte do processo de construção da greve geral marcada para o dia 10 de novembro, às vésperas da entrada em vigor da Contrarreforma Trabalhista.
Para o presidente da APES, Rubens Luiz Rodrigues, “a manifestação dos três segmentos, APES, Sintufejuf e DCE, é importante, porque lembra a luta diária que nós temos em defesa dos serviços públicos, da educação pública, gratuita, laica e socialmente referenciada. É importante também porque mostra para a sociedade de modo geral que nós vamos continuar nessa luta em defesa do serviço público com qualidade.”
Sobre o impacto da paralisação dos serviços no dia de hoje, a estudante Mylena Melo, da direção do DCE UFJF, considera que “fechar a Reitoria, fechar o RU, paralisar os serviços geram transtorno para o estudante da universidade, mas infelizmente não podemos ignorar que esta é uma tática histórica dos movimentos e que precisamos respeitá-la. Por isso, entendemos que foi um grande desrespeito da Reitoria da UFJF abrir o RU hoje, passando por cima da decisão dos trabalhadores da Universidade. E a gente entende que estamos parando essas atividades hoje para que a gente não tenha essas atividades paralisadas pra sempre.”


Docentes, TAEs e Estudantes no momento durante o ato pela manhã

APES esteve presente no Setor das IFE
                Nos dias 20 e 21 de outubro, o professor Luis Antônio Peixoto, da Direção da APES, participou da Reunião dos Setores do Andes, realizado na UERJ, Rio de Janeiro. No encontro, as seções fizeram um relato de suas assembleias e de suas atividades locais de mobilização e os docentes aprovaram um calendário de mobilização:
Dia 27 de outubro – Dia de mobilização em defesa do serviço público
Dia 9 de novembro – Seminário sobre os 100 anos da Revolução Russa
Dia 10 de novembro – Paralisação / greve contra a Reforma da Previdência
Dia 25 de novembro – Dia de luta das mulheres contra a opressão
Luis Antônio relata que ficou definido que as seções sindicais devem deliberar até o dia 8 de novembro sobre sua participação na paralisação/greve do dia 10 de novembro. A assembleia da APES está marcada para o dia 06 de novembro
|Acompanhe a Agenda de Lutas
 
APES participa de posse de novos servidores

Foto UFJF

Na quarta-feira,  25 de outubro, a professora Alice Mayer, da direção da APES esteve presente na posse de novos servidores  da UFJF,  no anfiteatro das Pró-reitorias da instituição.

 

Segue a campanha de arrecadação da APES
APES está em novo endereço
            Enquanto realiza a reforma em sua sede, a APES passa a funcionar em novo endereço: Rua José Lourenço Kelmer 1300 (esquina com rua Virgulino João da Silva), salas 124 e 126. Centro Comercial São Pedro. O telefone se mantém em 32151286.