Confira as informações do SemanAPES On Line

 

SemanApes

APES consegue adiar decisão sobre Diretrizes para Planejamento das atividades Docentes no IF Sudeste MG

           O Reitor do IF Sudeste MG, professor Mário Sérgio Costa Vieira, acatou a solicitação da APES e adiou a reunião do CONSU do dia 08/11 que discutiria as Diretrizes para Planejamento das Atividades Docentes. O documento havia sido aprovado no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) ainda durante a greve e o sindicato entendeu que não houve suficiente debate dentro da comunidade do Instituto a cerca do assunto.
Ainda que o ANDES-SN defenda a avaliação do Plano de Trabalho Docente como um dos elementos a serem considerados, de maneira equilibrada, para o desenvolvimento na Carreira do Professor Federal e que essa avaliação seja realizada no âmbito institucional, considerando a contextualização social, a condições concretas em que se dá o trabalho docente e a diversidade das práticas acadêmicas e características de cada área do conhecimento, defende também – e fundamentalmente – que a responsabilidade institucional na administração da Carreira deve ser exercida prezando a democracia nas relações internas e o respeito à estrutura deliberativa colegiada.Clique aqui para baixar o ofício enviado ao Reitor do IF Sudeste
APESJF defende férias docentes no IF Sudeste MG
              A APESJF esteve reunida na última quarta feira com docentes do IF Sudeste MG para discutir o Calendário de Reposição de aulas aprovado no Conselho do Campus onde não foram incluídas as férias docentes. Como resultado da reunião, a APESJF enviou um ofício solicitando ao Diretor do Campus que ele interponha recurso ao conselho pedindo revisão do calendário.
Na reunião foram aprovadas três propostas a serem levadas, em grau de recurso, ao Conselho de Campus. A primeira prevê um acréscimo de 4 (quatro) dias aos 10 (dez) dias de recesso do Natal e Ano Novo, de modo que o recesso começaria no dia 22/12, indo até o dia 05/01. A segunda proposta fraciona os 15 (quinze) dias, acrescentando aos 10 (dez) do recesso de Natal e Ano Novo, 5 (cinco) dias de recesso na semana do  PISM: de 21 a 25/01/2013. A terceira proposta acrescenta ao feriado e recesso de Carnaval (de 10 a 17/02/2013) um recesso entre os dias 18 e 24/02/2013.Clique aqui para baixar o ofício enviado ao Diretor do Campus

 

VI Encontro Intersetorial do ANDES-SN começa nesta sexta (9)
             Com o desafio de unificar as ações do ANDES-SN na nova conjuntura aberta pelo ciclo de lutas enfrentado pelos docentes, será realizado de 9 a 11 de novembro, em Brasília, o VI Encontro Intersetorial do ANDES-SN. A realização do encontro foi proposta pela diretoria do Sindicato Nacional no 57º CONAD, em Parnaíba (PI), a partir da necessidade de reunir os três setores representados pela entidade e tendo como objetivo elaborar uma política comum de ação, trocar experiências e aprofundar a discussão sobre o processo de enfrentamentos da categoria docente. Os professores, Paulo Cesar Ignácio, Agostinho Beghelli, Clarice Cassab e Amanda Chaves estão representando a APESJF nesta reunião.O VI Encontro Intersetorial terá o objetivo de fazer uma reaproximação entre os setores que fazem parte do ANDES-SN, para identificar pontos comuns de luta e tirar uma política unificada de ação. “A precarização nas condições de trabalho, a desconstituição de direitos, a criminalização da divergência, o assédio moral, o adoecimento docente e o produtivismo são problemas enfrentados tanto pelos professores das Instituições Federais, quanto das Estaduais, Municipais e Particulares. Devemos, portanto, ter uma política comum de enfrentamento a esse problemas” avalia Marinalva Oliveira, presidente do ANDES-SN.Veja aqui matéria completaAcesse aqui a programação.

 

Juiz determina o pagamento do Auxílio Transporte em dez dias
             O Juiz Federal Renato Grizzoti Júnior, em decisão emitida no final da semana passada, fixou o prazo máximo de dez dias para que a UFJF cumpra a sentença, dada ainda em março de 2012, que determina o pagamento do Auxílio Transporte aos docentes, mesmo que o deslocamento se faça em veículo próprio e mesmo sem a apresentação de comprovante de passagem.Caso a sentença não seja cumprida no prazo, a Pró-Reitora de Recursos Humanos e o Reitor da UFJF ficarão sujeitos a uma multa pessoal e diária de R$ 2.000,00. Em sua decisão, ele deixa claro que não aceitará mais qualquer medida protelatória. Ainda, no caso de descumprimento, determinou que seja expedido ofício ao Ministério Público Federal, a fim de que se adote as providências necessárias para se apurar a responsabilidade criminal das referidas autoridade.
APESTV entrevista professor Fábio Peixoto sobre processo eleitoral no IF Sudeste MG
             Clique aqui e veja entrevista do Professor Fábio Peixoto, da Comissão Eleitoral Central, que vai organizar as eleições para Reitor do Instituto e diretores dos campi de Juiz de Fora, Barbacena e Rio Pomba
HU/UFJF realiza plebiscito sobre a EBSERH

             O HU/UFJF realiza plebiscito em 03 de dezembro para decidir a posição da Unidade frente a adesão à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. A posição será levada ao Conselho Superior da UFJF. Veja abaixo calendário de debates:

Debates

Em 22/11 – das 9h às 11h, no auditório Gilson Salomão, na unidade Santa Catarina

Em 26/11 – das 9h às 11h, no auditório Gilson Salomão, na unidade Santa Catarina

Em 29/11, das 9h às 11h, no Centro de Ciências da Saúde (CCS), no campus da UFJF.

Podem participar do plebiscito docentes que exerçam atividades no HU; discentes regularmente matriculados no estágio obrigatório com carga horária na instituição; residentes; e TAEs lotados no hospital.

 

APESJF vai debater PL Carreira em GT Ampliado – Participe!!