Confira as noticias da mobilização docente em defesa da educação

SemanAPES

Estudantes e trabalhadores unidos na defesa
da educação realizam ato no dia de paralisação docente

Após uma panfletagem, realizada na manhã de hoje no campus da UFJF, professores, professoras e estudantes da UFJF e do IF Sudeste MG se dirigiram até o centro da cidade, entoando, pelo caminho, palavras de ordem contra a PEC 241 (55 no Senado), que congela investimentos na educação, e a MP 746, que desmonta o ensino médio. No centro, a manifestação juntou-se ao ato/assembleia unificado, com muitos discursos em defesa da educação. Nova caminhada desceu então a Rua Halfeld e a Getúlio Vargas. Cerca de 1500 pessoas participaram do protesto, marcado também pela paralisação dos docentes na UFJF e no IF Sudeste MG.

fotos-manifestacao-11-de-nov

 

 

Rodada nacional de assembleias vai discutir indicativo de greve

      A reunião dos setores das Instituições Federais de Ensino (Ifes) e Estaduais e Municipais de Ensino Superior (Iees/Imes) do ANDES-SN, realizada em 5 e 6 de novembro, definiu uma agenda de mobilização para o mês de novembro para intensificar a luta conta a Proposta de Emenda à Constituição 55 (ex PEC 241) e contra a Medida Provisória 746/2016, que promove a reforma do ensino médio.

Os representantes das seções sindicais indicaram também a realização de rodada de assembleias gerais, entre 7 e 17 de novembro, para discutir e deliberar sobre o indicativo de greve docente em articulação com os setores da educação, com a seguinte pauta: contra a PEC 55 (PEC 241 na Câmara) e contra a MP 746/2016, bem como definir a temporalidade da greve docente, conforme aponta nota conjunta dos setores. Os resultados das assembleias serão avaliados em reunião conjunta dos Setores nos dias 19 e 20 de novembro.

A Assembleia em Juiz de Fora se realiza no anfiteatro dos Estudos Sociais (Fac. de Direito), às 9h de quinta feira, dia 17 de novembro.

cartaz-assembleia-17-nov

 

                                             NOTA POLÍTICA DOS SETORES DAS IFES E DAS IEES/IMES
A intensificação dos ataques neoliberais à classe trabalhadora, e aos seus direitos sociais, promovidos pelo governo Federal, Congresso Nacional e Judiciário colocam na ordem do dia a necessidade de radicalização do enfrentamento aos projetos em curso que, se aprovados, trarão enormes prejuízos à população brasileira.
A PEC 55/16 que tramita no Senado Federal (PEC 241 na Câmara) indica redução ainda maior dos investimentos no serviço público, especialmente no setor da educação e saúde pelo período de 20 anos. Tal redução ocasionará uma profunda precarização do trabalho e do atendimento à população que depende necessariamente dos direitos sociais garantidos na Constituição Federal de 1988 e que serão destruídos caso a PEC seja aprovada. Soma-se a esta medida a contrarreforma da previdência e trabalhista, a MP 746/2016 (Reforma do Ensino Médio), a Lei da Mordaça (Escola Sem Partido) e outros projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional e que confrontam o interesse das trabalhadoras e trabalhadores, especialmente da educação.
Para enfrentar estes ataques, o ANDES-SN aprovou nas suas instâncias a construção da Greve Geral como ação necessária para envolver o conjunto da classe trabalhadora, tanto do serviço público como da iniciativa privada. Tal construção passa pela articulação das centrais sindicais. A CSP-Conlutas, central a qual o ANDES-SN é filiado, tem participado desta articulação com as demais centrais apontando a necessidade urgente da Greve Geral. Porém, esta construção é atravessada por contradições e ritmos desiguais que dificultam a sua efetiva concretização neste momento.
Diante disso e do aumento das ocupações estudantis, da deflagração de greve nacional da FASUBRA e do SINASEFE, temos um acirramento da conjuntura e, portanto, um desafio para o conjunto do Sindicato Nacional e do setor da educação: intensificar as ações radicalizadas em unidade com demais setores e apontar perspectivas de luta para o período próximo.
Nesse sentido, os setores das IFES e das IEES/IMES do ANDES-SN avaliam que nossas ações devem continuar a contribuir para o fortalecimento e intensificação das distintas mobilizações das trabalhadoras, dos trabalhadores e dos estudantes, tendo como horizonte a perspectiva da Greve Geral. Para tal, indicam que no período de 7 a 17 de novembro seja realizada rodada de Assembleias Gerais para discutir e deliberar sobre o indicativo de greve docente unificada com os setores da educação, com a seguinte pauta: contra a PEC 55 (PEC 241 na Câmara) e contra a MP 746/2016, bem como definir a temporalidade da greve docente. Os resultados dessa rodada de AG deverão ser enviados para a secretaria do ANDES-SN e serão apreciados e encaminhados na próxima reunião conjunta dos Setores das IEES/IMES e IFES nos dias 19 e 20 de novembro, em Brasília.
Como sempre foi feito ao longo dos 35 anos de sua existência, o ANDES-SN indica à sua categoria a necessidade de intensificar nossa mobilização em unidade com outros segmentos da classe trabalhadora, movimentos sociais e estudantil, contribuindo para a intensificação de nossa resistência e com a luta contra qualquer tipo de retirada de direitos. Conclamamos nossa categoria à defesa da educação pública, laica, gratuita e de qualidade socialmente referenciada para a construção da greve da Educação e rumo à Greve Geral.
NENHUM DIREITO A MENOS!
NÃO À PEC 55/16!
NÃO À MP 746/16!
Brasília, 6 de novembro de 2016 

Reunião dos Setores das IFES e das IEES/IMES do ANDES-SN

 

 

                   Campus da UFJF de Governador Valadares mobilizado contra ataques à Educação
O campus da UFJF de Governador Valadares também vive intensa mobilização contra os ataques à educação. Em 07 de novembro, uma reunião ampliada que contou com docentes, estudantes e TAEs discutiu a PEC 55 e aprovou por ampla maioria o apoio à paralisação dos estudantes, que teve início nesse dia, com a suspensão das atividades avaliativas e do controle de frequência durante o período de paralisação, bem como a realização de uma Semana de Mobilização Docente do dia 07 a 11 de novembro.

Durante esse período as aulas foram substituídas por aulas públicas nos dois institutos, nas escolas ocupadas em Governador Valadares, cine-debates e mesas redondas. Hoje, dia 11, realizou-se uma passeata contra a PEC 55, com TAE’s, estudantes e professores da UFJFe do IFMG.

foto-3
Estudantes pararam o trânsito em frente ao icsa em ato contra a Pec em 10 de novembro

Recesso na APES

      Em virtude do recesso no início da semana que vem, a APES informa que retoma suas atividades normais na quarta feira 16 de novembro