Confira as notícias do InformAPES On Line

Diretoria da APES tem audiência com Administração da UFJF


Diretores da APES, Joacir Teixeira de Melo e Giselle Moreira estiveram em audiência com a Administração Superior da UFJF para tratar da situação dos professores do Colégio de Aplicação João XXIII, que estão no programa de qualificação PROQUALI. A APES vai divulgar, em breve, um informativo especial sobre a questão do PROQUALI.

 

Fórum Intersindical do IF Sudeste MG se organiza para unificar luta no Instituto

Docentes e Técnicos Administrativos em Educação do IF Sudeste MG, filiados à APES e ao Sinasefe, se movimentam para a criação do Fórum Intersindical – Acompanhe abaixo o texto explicativo produzido pelo próprio Fórum

Fórum Intersindical do IF Sudeste MG

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, criado em 2008, atualmente se estrutura por meio de sete campi, situados em Barbacena, Juiz de Fora, Manhuaçu, Muriaé, Rio Pomba, Santos Dumont, São João Del Rei, além dos campiAvançados de Bom Sucesso, Cataguases, Ubá e dos diversos polos da Educação a Distância.
No IF Sudeste MG, há uma diversidade que se constitui por sua própria multicampia e também uma heterogeneidade na representação sindical dos seus servidores que estão representados em bases sindicais distintas. Tem-se a representação via APES, seção sindical do ANDES Sindicato Nacional, com um quadro de sindicalização específico para os Docentes do Instituto, com sindicalizados nos campi de Juiz de Fora, Muriaé, Santos Dumont, Barbacena e Rio Pomba. Há também a representação via SINASEFE, seções sindicais do SINASEFE Nacional, com representações específicas nos campi e com um quadro de sindicalização tanto para Docentes quanto para os Técnicos Administrativos em Educação. A seção sindical de Barbacena tem Docentes e Técnicos Administrativos em Educação sindicalizados em Barbacena, São João Del Rei, Santos Dumont, pertencentes ao quadro do IF Sudeste MG e da EPCAR. A seção sindical de Rio Pomba possui Docentes e Técnicos Administrativos em Educação sindicalizados do campus do IF Sudeste MG de Rio Pomba. A seção sindical do Sinasefe em Juiz de Fora possui Técnicos Administrativos em Educação sindicalizados no campus e na Reitoria do IF Sudeste MG de Juiz de Fora.
No IF Sudeste MG, há que se considerar a diversidade de pautas, demandas e reinvindicações que se diferenciam não apenas por campi, mas também por questões locais, administrativas e culturais. Ao mesmo tempo, é importante ressaltar que, apesar da diversidade das bases de filiações sindicais, nós nos aproximamos a partir de uma perspectiva sindical que compreende a defesa da educação pública, laica, gratuita e de qualidade e a defesa dos princípios que regem a garantia das conquistas dos direitos relacionadas às nossas carreiras como Servidores Públicos Federais. Desde o surgimento dos Institutos Federais, as normas e regulamentos são válidos para todos oscampi, assim como os órgãos colegiados são compostos por membros de todos os campi. Por isso, a necessidade de fundação do Fórum com o intuito de apresentar respostas coletivas das seções sindicais aos problemas que se tornaram coletivos. Por tudo isso, os sindicatos não podem mais continuar atuando apenas na esfera de cada campus.
A Intersindical constituir-se-á da representação das diversas seções sindicais dos campi do Instituto, podendo ser acionada ou convocada por seus membros através de suas diretorias e ou demandas dos servidores. A Intersindical poderá reunir-se, organizar-se, debater e atuar junto aos servidores do Instituto, bem como se posicionar e reivindicar ações junto à Administração Superior do IF Sudeste MG. Neste sentido, o Fórum Intersindical permitirá a produção de um diálogo e o enfrentamento das questões prioritárias do IF Sudeste MG, do funcionalismo público federal e a defesa da educação pública, laica, gratuita e de qualidade.
O Fórum Intersindical do IF Sudeste MG apresenta-se como espaço de diálogo, de debates, de enfrentamentos, reivindicatório e deliberativo, com o intuito de fazer representar as diversidades e convergências dos campi e dos servidores do IF Sudeste MG, a fim de produzir e ampliar a resistência no IF Sudeste MG.

Clique aqui para baixar o texto


Fórum reunido com Reitor do IF Sudeste MG