Confira as notícias do SemanAPES On Line

  • Reading time:6 mins read

 

APES convida para a posse da nova Diretoria e Conselho de Representantes

 

Diretoria da APES tem audiência no IF Sudeste MG

Na tarde de sexta feira, 23 de setembro, a Diretoria da Apes esteve em audiência com o diretor do campus Juiz de Fora do IF Sudeste MG. Na pauta, o diálogo com a direção no sentido de explicitar a posição do sindicato contrária ao encaminhamento de denúncias anônimas contra professores e professoras.

reuniao-sebastiao
A direção da APES reunida com o Diretor do campus Juiz de Fora do IF Sudeste MG

 

ANDES-SN chama docentes para integrar mobilização nos dias 22 e 29

Depois de uma ampla mobilização realizada em Brasília na última semana (de 12 a 14), com a Jornada de Lutas chamada pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), trabalhadores de diversas categorias devem voltar às ruas nas próximas quintas-feiras (22 e 29). Os dias nacionais de Luta, Mobilização e Paralisação visam intensificar a reação e a unidade dos trabalhadores contra os ataques aos direitos sociais em curso – contidos em uma série de medidas como o PLP 257/16 (PLC 54/16), a PEC 241/16, as anunciadas reformas Previdenciária e Trabalhista -, rumo à construção da greve geral.

Em circular enviada às seções sindicais e regionais do ANDES-SN nessa segunda-feira (19), a diretoria do Sindicato Nacional solicita o máximo empenho dos docentes na construção de ações articuladas com as demais categorias, centrais sindicais, movimento estudantil e movimentos sociais, para a construção desses dias – 22 e 29 – nas Instituições de ensino e nos estados.

“Nosso desafio é criar um calendário de mobilizações e paralisações, capaz de impulsionar a construção da greve geral. Só a luta e a organização dos/as trabalhadores/as será capaz de barrar os retrocessos de direitos”, ressalta o documento.

Para ampliar a divulgação das datas, o ANDES-SN, a Fasubra e o Sinasefe lançaram conjuntamente artes para distribuição nas redes sociais e também um cartaz que destacam os eixos de luta comuns nessas datas: Fora Temer! Contra a PEC 241/16; o PLP 257/16 (PLC 54); contra as reformas da Previdência e Trabalhista; pela Escola Sem Mordaça. Confira aqui.


Leia também:

Reunião ampliada dos servidores define calendário de lutas das próximas semanas

FONTE ANDES-SN – http://www.andes.org.br/andes/print-ultimas-noticias.andes?id=8373

Comunidade do IF Sudeste MG se posiciona contrária à reforma do ensino médio proposta pelo governo

Na manhã desta sexta feira, 23 de setembro, estudantes e professores do IF Sudeste MG se reuniram no Anfiteatro do Bloco Administrativo do IF Sudeste MG, Campus Juiz de Fora, para expressar o repúdio e a indignação contra a reforma do ensino médio proposta pelo governo.

Por meio de uma medida provisória, sem consultar professoras e professores, alunas e alunos, o governo pretende fazer a reformulação do ensino médio, propondo inclusive a retirada da obrigatoriedade da Sociologia, Filosofia, Educação Física e Artes. Bem como autoriza profissionais com notório saber reconhecido pelos respectivos sistemas de ensino para ministrar conteúdos de áreas afins a sua formação. A comunidade acadêmica do IF Sudeste MG encaminhou a produção da resistência construindo uma Frente do IF Sudeste MG contra a reforma do ensino médio. A ideia é produzir uma aproximação com os sindicatos, movimentos sociais e instituições de ensino da região, para a resistência aos ataques à educação pública, gratuita e de qualidade socialmente referenciada.

 

fotos-assembleia-if-sudeste-estudantil
Estudantes e docentes se reuniram no IF Sudeste MG para protestar contra a Reforma do Ensino Médio do Governo