Confira o InformAPES On Line 02/08/2016

ANDES realiza o 3º encontro do Curso de Formação Política e Sindical em agosto

A cidade de Belém (PA) receberá, nos dias 26, 27 e 28 de agosto, o 3º Encontro Nacional do Curso de Formação Política e Sindical do ANDES-SN, que terá como tema “História dos movimentos sociais: exploração, opressão e revolução”. O Sindicato Nacional disponibilizou 50 vagas para as seções sindicais, sendo que cada uma terá direito a uma indicação, e o preenchimento das vagas será definido a partir da ordem cronológica dos pedidos.

Os encontros são organizados pelo Grupo de Trabalho de Política de Formação Sindical (GTPFS) do Sindicato Nacional. Em abril, a cidade de Recife (PE) recebeu o 1º, com o tema “Os fundamentos da sociedade capitalista, mundo do trabalho hoje e organização sindical”. Porto Alegre (RS) sediou o 2º, no mês de junho, que teve como tema “Formação econômica, política e social do Brasil e da América Latina”. Haverá, ainda, um quarto encontro, que debaterá educação, universidade e movimento docente, e acontecerá no Rio de Janeiro (RJ), em data a definir.

Amauri Fragoso de Medeiros, 1° tesoureiro e encarregado de relações sindicais do ANDES-SN, explica que o encontro fará um amplo debate sobre a história dos movimentos sociais e sindicais, tratando sempre dos recortes sobre exploração, opressão e revolução. “Convidamos todas as seções sindicais a participarem do encontro. Nosso objetivo é que os debates sirvam para ajudar na leitura da realidade em que vivemos, capilarizando na categoria a compreensão de conjuntura do Sindicato Nacional”, afirma o docente. Amauri lembra ainda que a realização dos encontros é uma deliberação do 35º Congresso do ANDES-SN.


FONTE ANDES – http://www.andes.org.br/andes/print-ultimas-noticias.andes?id=8273

 

URGENTE: Mobilização para barrar PLP 257 e PEC 241



 

 

Na manhã dessa terça (2), representantes de diversas categorias dos servidores públicos se mobilizaram na Câmara dos Deputados acompanhando a votação do parecer da admissibilidade da PEC 241/2016, na Comissão de Cidadania e Justiça, e do PLP 257/2016, que se realizou em sessão extraordinária no plenário da Câmara. Os manifestantes cobraram posicionamento contrário dos parlamentares às duas propostas, que atacam os serviços públicos e os servidores.

O ANDES-SN participa das atividades e ressalta que é fundamental que os docentes mantenham a pressão sobre os deputados, enviando emails, telefonando e mandando mensagens nas redes sociais para que os parlamentares votem contra o PLP 257 e a PEC 241.

Deputados manobram para votar PLP 257/2016 ainda esta semana

Servidores intensificam mobilização na Câmara Federal contra projeto de lei complementar e são impedidos de entrar na galeria do Plenário para acompanhar sessão

A segunda-feira (1) foi de intensa mobilização dos servidores públicos para cobrar dos deputados federais posicionamento contrário ao Projeto de Lei Complementar (PLP) 257/2016. No período da manhã, representantes de diversas categorias do serviço público realizaram manifestação e panfletagem no aeroporto de Brasília (DF), para ‘recepcionar’ os parlamentares que chegaram à capital federal para a retomada dos trabalhos do Congresso Nacional. A atividade foi convocada pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe).

No período da tarde, centenas de manifestantes se reuniram na Câmara dos Deputados para pressionar os deputados a se posicionarem contrários ao PLP 257/16, que propõe uma série de ataques aos servidores e aos serviços sociais. Os servidores visitaram diversos gabinetes e também abordaram parlamentares nos corredores do Congresso. Porém, foram impedidos de entrar na galeria do Plenário para acompanhar a sessão, pois o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM/RJ) não liberou o acesso.

Representantes da direção nacional do ANDES-SN e várias seções sindicais participam das atividades de mobilização. O ANDES-SN esteve no gabinete de várias lideranças partidárias, entre elas o Psol, que manifestou posição contrária ao PLP 257/16 e apoio à luta dos servidores.
Na avaliação de Eblin Farage, presidente do ANDES-SN, a mobilização dessa segunda foi importante, pois demonstra que os deputados não estão com a posição definida em relação ao PLP 257/2016, mas é preciso intensificar as ações, dada as manobras que estão sendo feitas para acelerar a votação do projeto.

“Esse projeto traz profundos ataques a todos os servidores e toda a sociedade, na medida em que aprofunda a precarização dos serviços públicos oferecidos à população. A dificuldade de quórum nessa manhã demonstra que ainda temos espaço para barrar esse ataque, mas o comparecimento na noite desta segunda é um sinal de alerta. A pressão junto aos deputados em seus estados é fundamental nesse momento”, disse.

A presidente do Sindicato Nacional ressalta que durante toda a semana o ANDES-SN, em conjunto com demais entidades representativas dos servidores públicos, manterá a mobilização no Congresso Nacional e conclama a categoria docente a fazer o mesmo.

Entenda o PLP 257/2016
O PLP 257/2016 faz parte do pacote de ajuste fiscal produzido ainda no final de 2014. As medidas, que buscam manter o pagamento de juros e amortizações da dívida ao sistema financeiro e aumentar a arrecadação da União, atingem diretamente o serviço público e programas sociais.

Além de estabelecer um novo limite para o crescimento do gasto público, o PLP 257/16 cria um Plano de Auxílio aos Estados e ao Distrito Federal com propostas de “alívio financeiro”, com o alongamento do contrato da dívida com o Tesouro Nacional por 20 anos e a consequente diluição das parcelas, a possibilidade de refinanciamento das dívidas com o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e o desconto de 40% nas prestações da dívida pelo prazo de dois anos.
Em troca, os estados são obrigados a aderir ao programa oferecido pela União, de curto e médio prazo, para reduzir o gasto com pessoal, que prevê, entre outras medidas, a proibição de reajustes, exceto os já previstos em lei, a redução do gasto com cargos comissionados em 10% e a instituição de regime de previdência complementar de contribuição definida.

FONTE ANDES – http://www.andes.org.br/andes/print-ultimas-noticias.andes?id=8284

 

Servidores públicos realizam reunião ampliada dia 10 de agosto no DF

 

O Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) está organizando uma Reunião Ampliada de Servidores Públicos – federais, estaduais e municipais -para o dia 10 de agosto, em Brasília (DF). O objetivo da reunião é ampliar a organização da resistência dos servidores à série de ataques que o governo e o Congresso Nacional querem aplicar aos serviços públicos e aos trabalhadores brasileiros, como o Projeto de Lei Complementar (PLP) 257/2016 e a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241/2016.Luis Eduardo Acosta, 1º vice-presidente do ANDES-SN, comenta que o Fonasefe convidou as categorias dos serviços públicos estaduais e municipais para a reunião porque os ataques que estão sendo enfrentados afetam a todo o serviço público, e não somente o federal. “Os ataques do governo afetam a todos os servidores, aos serviços públicos, e aos trabalhadores em geral. Por isso, queremos acumular forças para construir uma greve geral contra esses ataques”, afirma o docente. “Os ataques são muito violentos, é necessário dar uma resposta à altura”, completa Acosta, citando, além do PLP 257/16 e da PEC 241/16, medidas como a Reforma da Previdência e a Reforma Trabalhista, que estão prestes a serem enviadas pelo governo federal interino ao Congresso Nacional.

Além da reunião ampliada do dia 10 de agosto, o Fonasefe tem duas outras atividades na semana. Em 11 de agosto terá lugar o Dia Nacional em Defesa da Educação Pública, com manifestação nos estados. A mobilização foi definida pelo II Encontro Nacional de Educação (ENE), que aconteceu no mês de junho, em Brasília, e acontecerá no Dia do Estudante. Já no dia 16 de agosto, os servidores públicos federais se somarão a outras categorias de trabalhadores dos setores público e privado no Dia Nacional de Mobilizações, convocado pelas centrais sindicais a partir de reunião no dia 26 de julho.Confira aqui o cartaz da Reunião Ampliada.

Confira aqui o relatório da última reunião do Fonasefe.FONTE ANDES-SN – http://www.andes.org.br/andes/print-ultimas-noticias.andes?id=8282