Confira os principais temas da reunião do Pleno do Grupo de Trabalho de Política Educacional – GTPE do ANDES-SN

No dia 29 de junho, o Pleno do Grupo de Trabalho de Política Educacional – GTPE do ANDES-SN, se reuniu de forma on line para os Informes Nacionais e os Informes das Seções Sindicais; para debater a realização do IV Encontro Nacional da Educação; discutir as atualizações a respeito do Programa Future-se e PROMOVER, e também as intervenções nas Universidades, Institutos e CEFETs, além do Ensino Domiciliar; alteração nos estatutos das universidades; Ensino Híbrido; e outros Assuntos.

O encontro contou com o painel: “A Reforma do Ensino Médio e BNCC da Formação de Professores: os desafios e a urgência da luta” – que teve como Convidados os professores: Romilson Martins Siqueira – PUC Goiás e  Nilson de Souza Cardoso – UECE

Sobre o painel, entre outras conclusões, ficou evidente que o sistema educacional brasileiro está sendo forçado a caminhar na direção do ensino híbrido, que se utiliza do momento de pandemia como um grande laboratório dessa modalidade. O maior desafio atual será a defesa do ensino presencial, tão logo as condições sanitárias permitam. O que inclui a reivindicação pela vacinação ampla de toda a população.

Dentro dos informes nacionais, o destaque foi para a agenda de lutas e o calendário do Conad. Com relação ao IV Encontro Nacional de Educação, a indicação foi de se adiar o evento para quando as condições sanitárias permitirem, com a construção de uma articulação mais ampla, a partir de um grande movimento nos estados, envolvendo entidades da educação básica, para construir uma plenária nacional em defesa da educação pública.

Outro ponto importante é a necessidade de realização de uma pesquisa nacional sobre as condições do trabalho remoto na base do sindicato.

Dentro dos informes, os docentes indicaram a organização de um calendário de Reuniões com o GTPE Nacional.