Confira Relatório da Reunião de Setores do ANDES-SN

O ANDES encaminhou, na manhã desta quarta-feira, o Relatório da Reunião Extraordinária Conjunta dos Setores das IFES
e das IEE/IMES, realizada on-line, no dia 28 de abril.

Acesse o Relatório aqui

A reunião contou com a participação de 43 seções sindicais, além de diretores do Sindicato Nacional. Pela APES estiveram presentes os professores Augusto Cerqueira e Leonardo Andrada. Entre os encaminhamentos, os docentes indicaram também uma pressão mais sistemática, de forma conjunta entre todas as regiões do Brasil, contra o PL 5595, com o acompanhamento, nas redes sociais, do posicionamento dos senadores.

A reunião ainda deliberou por lutar contra a Portaria do Ministério da Educação (MEC) de nº 983/2020 – que dispõe sobre a regulamentação das atividades docentes no âmbito federal – e pela defesa da Rede Federal de Educação articulada com o Sinasefe, solicitando uma audiência pública no Congresso Nacional, que discuta os riscos desta norma inviabilizar a articulação entre ensino, pesquisa e extensão e o futuro do ensino médio integrado nos Institutos Federais e CEFET.

Os docentes também decidiram ampliar a mobilização contrária aos processos de privatização interna das Instituições de Ensino Superior como forma de enfrentar a falta de financiamento adequado. E que as seções sindicais denunciem os cortes, contingenciamentos e os ataques à autonomia universitária, com especial atenção às consequências relacionadas às políticas de acesso e permanência estudantil.