Congresso do ANDES define eleições para diretoria nacional em 2023

Na quarta-feira (30), as e os docentes presentes no 40º Congresso do ANDES-SN iniciaram as discussões e deliberações referentes ao Tema 4 – Questões Organizativas e Financeiras, após o plenário aprovar a inversão na pauta. Confira as principiais deliberações.

Eleição da Diretoria Nacional

Foram definidos os novos prazos para a realização da eleição da diretoria do Sindicato Nacional.  Foi aprovada, com quórum qualificado, a inclusão dos seguintes artigos nas Disposições Transitórias do Estatuto: “Art. XX O mandato da atual diretoria (gestão 2020/2023) fica prorrogado até o dia da posse da nova diretoria eleita” – com 264 votos favoráveis, 9 contra e 80 abstenções – e “Art. 51 A eleição da DIRETORIA é realizada no mês de maio dos anos ímpares, e convocada pelo(a) Presidente(a) em exercício, com pelo menos trinta (30) das de antecedência da data do início do CONGRESSO ordinário que a precede, ressalvado o disposto no parágrafo único do art. 42” – com 248 votos favoráveis, 6 contra e 82 abstenções.

Dieese

Docentes aprovaram a refiliação do ANDES-SN ao Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Foi aprovado ainda que a diretoria do ANDES-SN apresente para o próximo Conad uma proposta de política para a contratação de instituições de assessoria técnica.

Apoio financeiro

Foi aprovada a manutenção do apoio financeiro para a Escola Nacional Florestan Fernandes, para a Auditoria Cidadã da Dívida e para o Casarão da Luta e ao sistema de formação política do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).

Também foi aprovada a proposta original do fundo nacional de solidariedade, mobilização e greve do ANDES-SN, para apoiar e garantir o custeio das atividades de mobilização, campanhas, marchas e eventos definidos pelo 40º Congresso.

41º Congresso

As e os docentes aprovaram por ampla maioria a realização do 41º Congresso do ANDES-SN em Rio Branco (AC).