Conheça as ações da UFJF na luta contra o coronavírus

Desde o início da Pandemia do Covid 19, a UFJF, como dezenas de outras universidades em todo o Brasil, tem trabalhado para minimizar os impactos da disseminação do vírus, tanto na região do campus de Juiz de Fora, quanto em Governador Valadares, por meio da divulgação de artigos sobre o enfrentamento da reclusão, sobre a prevenção e o combate da propagação do vírus, além é claro da produção de material, testes, apoio e ações e campanhas de solidariedade como a produção de máscaras, kits etc.  

Acompanhe abaixo algumas dessas ações.

Serviços

Muitos serviços estão sendo disponibilizados pela UFJF no momento da crise do COVID 19.

O Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares, divulgou nota técnica que aborda cuidados com a alimentação durante a pandemia. Na busca por saúde por meio da boa alimentação.

Clique aqui e acesse a nota técnica na íntegra.

Disque Corona

Uma atividade importante da UFJF também foi a disponibilização  de uma linha telefônica para esclarecer dúvidas sobre a Covid-19. O Disque-coronavírus e Busco-Saúde são serviços de atendimento a moradores da cidade que orientam os usuários a como proceder em caso de suspeita da doença. O atendimento, realizado pelo telefone (32) 3512-0768 ou pelo site, é gratuito e também esclarece questões sobre a comorbidade àqueles que não estão doentes.

Auxílio no convívio

Para auxiliar famílias com dificuldade de convívio durante o confinamento, o  projeto de extensão “Desenvolvendo famílias: intervenções para promoção da eficácia familiar”, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), se adaptou aos novos tempos com o objetivo de fornecer apoio às famílias. O projeto agora disponibiliza orientação on-line e estratégias familiares para o enfrentamento saudável da Covid-19 e suas implicações psicossociais. O serviço é disponibilizado gratuitamente pela UFJF. Para solicitar orientações, as famílias devem entrar em contato por meio das redes sociais ou do e-mail do projeto.

Informações importantes

Em Governador Valadares, o Grupo de Trabalho Extraordinário (GTE) da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV) torna pública a atualização da nota técnica sobre a Covid-19, que traz, além de dados científicos sobre a composição do vírus que causa a doença, esclarecimentos sobre as  condições que caracterizam casos suspeitos e confirmados, bem como orienta sobre o uso de máscaras caseiras no combate à disseminação do vírus.

Cursinho Popular

Já o cursinho popular Garra, projeto de extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), está dando aulas de maneira virtual durante o isolamento social.

Mantendo-se em forma

Para quem quer se manter em forma, o projeto de extensão “De Pernas para o Ar” está disponibilizando em plataforma on-line aulas de ginástica, arte e movimento para a comunidade no período da suspensão das atividades presenciais. As aulas podem ser conferidas ser conferidas no canal Projeto De Pernas pro Ar  no Youtube.

Ações diretas

Dentro das ações diretas da UFJF, uma ação conjunta de cursos e setores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) tem distribuído máscaras e materiais de higiene para a população em situação de vulnerabilidade social do município. Kits, contendo papel higiênico, uma escova de dente, pasta de dente e sabonetes, além de absorventes nos kits femininos, foram entregues em abrigos como a Casa de Passagem para Mulheres, a Casa de Passagem para Homens, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) e na Escola Municipal Dilermando Cruz, que está servindo de abrigo provisório para moradores de rua, atendendo 30 homens. O material também foi entregue na Associação Municipal de Catadores de Papel e Papelão de Juiz de Fora (Ascajuf) e na Cooperativa de Catadores do bairro Benfica. Junto com os kits, também são disponibilizadas máscaras artesanais com instruções de utilização e higienização.

UFJF realiza testes para diagnósticos da COVID

Desde o dia  17 de abril a UFJF tem recebido amostras para realizar testes para o diagnóstico de Covid-19. São dois laboratórios localizados no campus qualificados para efetuar os exames, um no Instituto de Ciências Biológicas e outro na Faculdade de Farmácia. A capacidade total é de cem testes diários, com o resultado disponível em até 48 horas após o recebimento das amostras dos pacientes. O processo será realizado em parceria com a Prefeitura de Juiz de Fora.

Na linha de frente

Enquanto em Governador Valadares a UFJF participa  do Sistema de Comando em Operações (SCO) convocada pela prefeitura local de Governador Valadares para novos alinhamentos em relação ao combate do Coronavírus (Covid-19), em Juiz de Fora, a instituição vem contribuindo, junto a 11 órgãos do Comitê Municipal de Enfrentamento e Prevenção à Covid-19 no município.

Viseira de proteção

O Grupo de Robótica Inteligente (GRIn) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em parceria com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, desenvolveu o protótipo de uma viseira de proteção contra o novo coronavírus que utiliza máquinas de corte a laser na sua produção. O protótipo apresenta vantagens em relação à fabricação em impressoras 3D. A previsão é de que sejam produzidas cerca de 300 unidades do equipamento de proteção individual por dia.

Os protótipos estão sendo enviados para o Hospital Universitário da UFJF, onde são certificadas quanto à segurança.

João XXIII produz conteúdos

Três projetos de extensão do Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) firmaram parceria para produzir conteúdos para as redes sociais com a temática de enfrentamento à Covid-19. 

Os programas Ciensinar, Laboratório na Rede e Nosso Encontro discutem temas relevantes sobre a Covid-19, repassando informações importantes sobre a pandemia. As publicações são feitas às quintas -feiras no site e nas redes do programa. 

Repasse de materiais

Os departamentos de Odontologia e Fisioterapia do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) repassaram, no dia 23 de abril, materiais de consumo ao Hospital Municipal de Governador Valadares (HMGV). A iniciativa tem como objetivo apoiar o município no enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19).

Foram 25 mil pares de luvas de procedimento, 12 mil máscaras e 10 mil toucas, que vão auxiliar no enfrentamento da pandemia. O departamento de Fisioterapia repassou ao HMGV 4 mil pares de luvas de procedimento, 300 sacos de lixo de 100 L para descarte de material hospitalar contaminado e 227 sondas para aspiração de vias aéreas (nasotraqueal).

Campanhas de solidariedade

A UFJF também tem realizado campanhas de solidariedade. Por meio de Centro de Ciências,  arrecadou doações de alimentos não perecíveis e produtos de higiene e limpeza para serem doados à comunidades carentes. Os projetos de extensão “Inspiração em oncologia: motivando ações de saúde bucal” e “Ações integradas de saúde bucal em UTI”, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), estão promovendo a campanha “Kit Carinho Bucal”, com o objetivo de motivar boas práticas de higiene bucal para pacientes oncológicos, oncopediatricos, internados em UTIs e também para os profissionais da saúde que os atendem no combate à pandemia de Covid-19.

Cada kit será composto por duas máscaras de tecido para os pacientes, máscaras profissionais para a equipe de Saúde, escova, creme e fio dentais, panfletos educativos, caça-palavras e dedoches, que são bonequinhos de encaixar nos dedos, para as crianças.

Para fazer a doação, basta entrar em contato com algum dos seguintes números:
(32) 98433-7191 (Ana);
(33) 99103-9676 (Karla);
(32) 99107-1888 (Raissa);
(32) 99102-0611 (Victoria);
(32) 99817-2004 (Yuri).

Ajude o HU

A campanha Ajude o HU busca doações em dinheiro para a compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e outros produtos para o Hospital Universitário (HU/Ebserh) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) durante o período de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, foi lançada a campanha #AjudeoHU.

Um mais um é sempre mais que dois

Outra importante campanha foi lançada pelo  Colégio de Aplicação João XXIII com o nome de “Um mais um é sempre mais que dois”. O objetivo é manter o contato de alunos e familiares com a comunidade escolar, por meio de conteúdos disponibilizados no site da escola. A campanha deve compartilhar, além de informações sobre a Covid-19 e sua prevenção, conteúdos com temas como saúde física e mental.

Os materiais serão disponibilizados no site do Colégio de Aplicação João XXIII e nas redes sociais da instituição.

Dicas do que fazer frente à pandemia

Em um artigo, o site da UFJF reuniu nove dicas para ajudar a manter uma rotina produtiva e de aprendizado durante os dias de distanciamento social. Para ver as dicas clique no link https://www2.ufjf.br/noticias/2020/03/19/nove-dicas-para-aproveitar-o-tempo-durante-a-suspensao-das-aulas/

Higiene com alimentos

Dicas importantes para a higienização de alimentos durante a pandemia, também estão disponíveis. O objetivo é repensar a maneira como consumimos, manuseamos e armazenamos alimentos. Saiba mais em https://www2.ufjf.br/noticias/2020/04/08/especialista-explica-como-higienizar-alimentos-durante-a-pandemia/

Combate à depressão e ansiedade

Já o Polo Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão sobre o Processo de Envelhecimento da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), está promovendo uma ação de orientação de atividades que podem ser realizadas dentro de casa por meio das redes sociais. A proposta é ampliar os vínculos com o público mais velho, evitar um isolamento social ainda maior do que o já existente e o aparecimento e/ou agravamento de doenças psíquicas, como a depressão e a ansiedade. Clique no link para conferir as informações. https://www2.ufjf.br/noticias/2020/03/20/programa-de-extensao-da-dicas-de-atividades-para-idosos-fazerem-sem-sair-de-casa/

Filmes

Em tempos de distanciamento social em virtude da pandemia provocada pelo novo coronavírus, a Frente Preta da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) elaborou uma lista com sugestões de filmes e livros para os estudantes da instituição. O objetivo da iniciativa é favorecer as reflexões sobre as questões étnico-raciais.

A Frente Preta é  composta por alunos e coletivos da Universidade e por representantes de movimentos sociais externos à instituição. Clique no link para ver as sugestões

Saúde financeira em tempos de crise

Em outro conjunto de dicas importantes, a UFJF disponibilizou informações sobre a manutenção da saúde financeira durante o confinamento. O projeto de extensão “Suas finanças: a educação financeira na prática” do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora,  preparou algumas recomendações. Para conferir, clique no link https://www2.ufjf.br/noticias/2020/04/16/organizacao-financeira-em-tempos-de-pandemia/

Na busca pela manutenção da Saúde Física e mental

O distanciamento e a reclusão necessários ao momento de crise podem ter consequências para a saúde mental e física das pessoas. O professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Fernando Santana, concedeu entrevista ao site da UFJF falando sobre a saúde das pessoas frente aos contextos social, econômico e político no qual vivemos, destacando a necessidade e importância do investimento público em saúde, educação, ciência e tecnologia; o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), e os riscos da adesão à lógica neoliberal. Veja no link

Em outra atividade de apoio à saúde mental, o Grupo de Trabalho Extraordinário do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora divulgou orientações para o enfrentamento de uma das principais preocupações em tempos de isolamento social: a Saúde Mental. Frente aos impactos do isolamento sobre o estado psicológico das pessoas, o grupo lançou uma nota técnica.

Clique aqui leia a íntegra da nota técnica “Cuidados com a saúde mental do estudante durante o período de isolamento social exigido para conter a propagação da doença”.