Diante da pandemia, universidade demonstra sua vocação pública em diversas frentes de ação

Desde que a OMS declarou a situação de pandemia do coronavírus, a UFJF vem desenvolvendo uma série de ações para minimizar os impactos da situação para a comunidade acadêmica e para toda a população de Juiz de Fora. 

Essas ações refletem uma tendência nacional, na qual diversas universidades e instituições de pesquisas públicas do país saíram na frente no combate ao coronavírus, colocando o seu conhecimento e seus profissionais a serviços de outros órgãos de saúde municipais e estaduais, e da população brasileira. A Andifes vem reunindo em um espaço específico de seu site algumas iniciativas de universidades relacionadas ao Covid-19. 

Nesse sentido, a UFJF vem contribuindo em diversas frentes de ação, exercendo sua função pública no enfrentamento à pandemia. 

Vacinação

UFJF realizou vacinação contra influenza em sistema drive-thru

Em parceria com a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora, foi realizada pela UFJF uma ação de vacinação contra a influenza. Dando prioridades a idosos, a ação aconteceu no interior do campus da universidade, por meio do sistema drive thru. A vacinação, que precisou ser temporariamente suspensa por falta de doses da vacina, buscava atender grupos prioritários: idosos, professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, doentes crônicos, pessoas com 55 anos ou mais, grávidas, mães pós-parto e população indígena e portadores de condições especiais. Durante sua primeira fase, foram vacinados 6782 idosos. 

Álcool Gel

Outra ação coordenada juntamente com órgãos locais de saúde pública, é a produção de álcool em gel pela Farmácia Universitária da UFJF. A produção inicialmente vem sendo direcionada para o uso de profissionais de saúde atuantes em campanhas de vacinação na UFJF e para o restaurante universitário. A farmácia vinha produzindo em média 50 frascos de 125 ml de álcool em gel por dia, mas, a partir da compra de novos insumos, já autorizada pela administração superior, o diretor da Faculdade de Farmácia, Marcelo Silvério, conta que espera dobrar a produção diária, visando um melhor atendimento às unidades e aos profissionais de saúde.

Pesquisa

O Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional da UFJF destinou um espaço virtual para a divulgação de artigos de artigos científicos (já publicados ou não), relatórios técnicos, código fonte, gráficos, videos e outros tipos de mídia associados com a atual pandemia de COVID-19. Acesse aqui. 

Estudantes em laboratório da UFJF trabalham na produção de viseiras protetoras para profissionais de saúde

Rodrigo Alves Dias e José Paulo Mendonça de Furtado , professores do Departamento de Física da UFJF, estão desenvolvendo um  protótipo de Equipamento de Proteção Individual (EPI) para uso por equipes médicas durante o tratamento de pacientes infectados pelo coronavírus. Segundo Rodrigo Dias, o EPI impede que as gotículas de vapor que exalam do paciente, enquanto ele se encontra na maca cirúrgica, se espalharem no ambiente hospitalar. A intenção é levar uma solução que possa ser produzida em larga escala pelo Brasil, em qualquer lugar que possua uma impressora 3D. Leia mais aqui. 

Institucional 

Um Comitê de Monitoramento e Orientações de Conduta sobre o Covid-19 foi criado no dia 12 de março, e tem se reunido periodicamente para avaliar a situação epidemiológica local e publicado comunicados para orientar a comunidade acadêmica da UFJF. 

A UFJF tem reorganizado também seu fluxo de trabalho, com algumas atividades administrativas remotas, a manutenção de áreas essenciais em funcionamento e atividades que visam o enfrentamento à pandemia. Assim, contribui com o isolamento social necessário à contenção do vírus e continua a exercer seu papel público, através da pesquisa, da democratização do conhecimento e de ações voltadas a minimizar e sanar os impactos causados pela pandemia.

A Diretoria de Imagem Institucional da UFJF também está mobilizada, produzindo conteúdo específico sobre o coronavírus junto aos professores e pesquisadores da instituição. Informações sobre mudança de rotinas em vista do isolamento social, cuidados relacionados a saúde física e emocional e análises sobre a importância do nosso Sistema Único de Saúde (SUS) e da presença do Estado na proteção de pobres e vulneráveis foram publicados nos veículos de comunicação da UFJF.