Diversidade da atuação da UFJF marca segundo dia da mostra

UFJF na Praça acontece até sexta-feira

Nesta terça-feira, 25 de junho, a presença da comunidade acadêmica na Praça da Estação mostrou a diversidade que caracteriza a atuação da universidade. O compromisso social da UFJF com a cidade e a população de Juiz de Fora ficou evidente neste segundo dia de “UFJF NA PRAÇA”, que levou para o centro da cidade uma pequena amostra das atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas na instituição. Saúde, esporte, direitos sociais, preservação do patrimônio, identidade cultural, ensino de idiomas, arte, tecnologias da informação, ecologia, entre muitos outros temas, serviços e áreas de conhecimento, estavam presentes nos stands, que ficam até 28 de junho no local.

O evento é uma iniciativa conjunta das entidades representativas – APES, DCE e Sintufefuf – e administração superior da UFJF, e tem o objetivo de ampliar o diálogo entre comunidade acadêmica e moradores de Juiz de Fora e região.

Projetos

O projeto “Serviço Social e Residenciais Multiprofissionais em Saúde” realizou atendimento e orientação à população em relação à rede sócio-assistencial do município, e informou sobre alguns serviços que a universidade oferece, como serviço odontológico, atendimento psicológico e a Farmácia Universitária. A professora Marina Castro, da Faculdade de Serviço Social, destacou a oportunidade de informar à população sobre as atividades desenvolvidas na Casa Helenira Preta, que tem “projetos de atendimento ao envelhecimento para a população idosa de Juiz de Fora, um novo projeto específico de atendimento à população LGBTTI+ e a Incubadora tecnológica de Cooperativas Populares de Juiz de Fora”.

O Centro de Conservação da Memoria da UFJF, órgão suplementar da pró-reitoria de cultura, levou para a Praça informações sobre os projetos desenvolvidos na antiga sede do DCE, localizada na esquina da Rua Floriano Peixoto com a Avenida Getúlio Vargas. A edificação é tombada pelo município e abriga hoje um complexo cultural. Segundo Arsênia de Carvalho, funcionária terceirizada, o CECOM abrigará uma exposição permanente com acervo do DCE, com fotos, cartazes e materiais bibliográficos, e também o acervo de Pantaleone Arcuri, com foco na engenharia civil, com várias obras hoje tombadas pelo patrimônio. Segundo Arsênia, o CECOM também está desenvolvendo o Projeto Memória e Arte, que oferece ao público geral, mensalmente, eventos que conjugam na programação atividades acadêmicas e culturais, sempre no fim da tarde.

Outros projetos podem ser conferidos no site da UFJF e em nossa cobertura diária no Facebook.  

Programação Cultural

Apresentação da Oficina Paticumbum: o ritmo das escolas de samba, parte do projeto de extensão da FAEFID, “Ponto do Samba”

A Orquestra do IAD, o grupo teatral Divulgação, o Ponto do Samba com a Oficina Paticumbum e os sambistas Carlos Fernando Cunha (professor da FAEFID) e Roger Resende estiveram na agenda cultura da terça-feira. A programação cultural pode ser conferida AQUI.