Docentes da UEPB fazem paralisação de 72 horas

Os docentes da Universidade Estadual da Paraíba irão paralisar as atividades nas próximas 72 horas, como forma de mobilização em defesa da campanha salarial da categoria. A decisão foi tomada na assembléia geral da Associação dos Docentes da Universidade Estadual da Paraíba (Aduepb – Seção Sindical) realizada nesta terça-feira (19).

A decisão foi tomada após avaliação do processo de negociação salarial com a Administração Central e manifestação da reitoria, através de ofício, condicionando qualquer recomposição salarial a um novo aporte de recursos.

Segundo Josevaldo Cunha, 1º vice-presidente da Regional Nordeste II, a mobilização dos docentes da UEPB e a perspectiva de recuperar a pauta de reivindicações na campanha salarial de 2013 se dá no rescaldo do que foi a conclusão da campanha salarial 2012 –  permeada por conflitos e embates de natureza eleitoral na instituição resultou em zero de reajuste tanto para docentes quanto para técnicos-administrativos.

“A retomada dessa mobilização ocorre diante do jogo de empurra entre a reitoria que alega não ter disponibilidade orçamentária para conceder reajuste e o governo do estado que usa como justificativa a autonomia universitária e se esquiva argumentando que esta questão deveria ter sido prevista na proposta orçamentária que a UEPB encaminhou ao governo no ano passado, a qual não prevê revisão salarial para os trabalhadores da universidade”, conta Cunha. O diretor do ANDES-SN disse ainda que a Regional NE II está acompanhando desde o ano passado todo o processo e participará da próxima assembleia.

Deliberações

Além da suspensão das aulas nos dias 21, 22 e 25, os docentes deliberam pelo indicativo de greve, com realização de nova assembleia na próxima terça (26), e pela criação da Comissão em Defesa da UEPB.

A categoria reivindica reajuste de 17,7%, regulamentação imediata dos reajustes salariais concedidos aos ativos por resolução do Conselho Universitário para assegurar paridade aos aposentados, cujo encaminhamento deve ser feito pela UEPB ao Governo do Estado e Assembleia Legislativa.