Docentes da UFJF decidem por indicativo de greve

Os oitenta professores reunidos em assembléia, na manhã desta quinta feira 11/08, aprovaram indicativo de greve na UFJF sem data específica. Os docentes deliberaram ainda uma paralisação para os dias 23 e 24/08, além da organização de um Comando Local de Mobilização. A assembléia dos professores tem agora caráter permanente.

A decisão vem se juntar à intensa mobilização de várias seções sindicais em todo o país. Segundo informações do ANDES-SN, além da APESJF, mais onze Seções Sindicais haviam aprovado indicativo de greve e várias outras estavam com assembléias marcadas para a manhã desta quinta feira.

Neste final de semana, a APESJF participa de mais uma reunião do Setor das Federais do ANDES-SN. O encontro deve avaliar a mobilização nacional para a composição do quadro de deliberações das Seções Sindicais.

Todo esse movimento é uma reposta à morosidade do governo federal nas negociações, que aponta para um congelamento salarial em 2011 com possibilidades de reajuste nenhum para 2012. Os docentes reunidos na assembléia da APESJF afirmaram que o governo está empurrando a categoria para a greve já que se recusa a repor minimamente os índices de inflação no período, o que poderá rebaixar ainda mais o já desgastado salário dos docentes.  Para eles, é importante que o movimento diga claramente ao governo federal que é necessário conversar seriamente com os professores, valorizar a educação, para que mais uma vez o ensino não pague pela crise atual no sistema capitalista.