Docentes ratificam pontos para construção da contraproposta nacional

Seguindo indicação do Comando Nacional de Greve do ANDES-SN, docentes da APESJF e do IF Sudeste MG discutiram os pontos principais em que o movimento nacional poderia transigir para a construção de uma contraproposta. Professores e professoras ratificaram então os princípios da contraproposta já aprovada nas últimas assembleias, que flexibiliza em relação às posições do governo sem, no entanto, abrir mão dos princípios que regem a proposta inicial do ANDES-SN.

A indicação feita pelo CNG de construção de contraproposta veio confirmar a o acerto das decisões dos docentes da UFJF e do IF Sudeste que vêm indicando a importância dessa ação há várias assembleias
Nesse sentido, os docentes aprovaram um conjunto de respostas aos questionamentos do CNG ANDES. Veja abaixo:

Qual é a flexibilização em relação ao piso salarial do professor 20 horas? Proposta ANDES: salário DIEESE/ICV?
Proposta APES JF: R$ 2.018,00 (piso salarial da segunda proposta apresentada do governo)

Qual é a flexibilização em relação a variação percentual dos níveis (steps)? Proposta ANDES: 5% entre níveis. 
Proposta APES JF:  4%

Qual é a flexibilização em relação a variação percentual da Titulação?
Proposta ANDES: Aperfeiçoamento (7,5%), Especialização (18%), Mestrado  (37,5%), Doutorado (75%).
Proposta APES JF:  Igual à do ANDES

Qual é a flexibilização em relação aos fatores definidos para o Regime de Trabalho? 
Proposta ANDES: 40h = valor remuneratório 100% maior que 20horas; DE = valor remuneratório 210% maior que 20horas.
Proposta APES JF:  Igual à do ANDES

Há flexibilidade de escalonamento (parcelamento) de reajuste para atender a proposta do ANDES?
Proposta APES JF:  SIM, 2013 e 2014

Há possibilidade de flexibilização do impacto orçamentário da proposta do ANDES?
Proposta APES JF:  SIM, inferior ao impacto orçamentário da proposta ANDES mas superior ao impacto orçamentário da segunda proposta do governo (R$ 4,2 bilhões por ano).

Quais outros aspectos da proposta do ANDES a AG discutiu a possibilidade de flexibilizar?
Proposta APES JF:  Na assembleia da APES JF do dia 03 de agosto, foi aprovado que o importante é reestruturar a carreira de acordo com os princípios do ANDES, flexibilizando os valores dos parâmetros. Posteriormente, na assembleia da APES JF do dia 09 de agosto, tendo em vista a divulgação da contraproposta defendida pela ADUFRJ, aprovou-se os parâmetros especificados nos itens anteriores. Assim sendo, o espírito preponderante aprovado pelas assembleias da APES JF é de negociação mantendo-se os princípios da proposta do ANDES, flexibilizando-se os parâmetros, não necessariamente os que foram aprovados na assembleia do dia 09 de agosto. A assembleia entende que o CNG deve ter flexibilidade para negociar tais parâmetros da carreira com o governo.

A assembleia aprovou ainda uma indicação de que o Comando Local de Greve (CLG) aponte para o CNG novas formas de pressão sobre o governo no sentido da abertura real de negociações, levando em consideração o contexto das eleições municipais. Os nomes dos professores Custódio Motta e Joacyr Teixeira de Melo foram indicados pela assembleia para irem a Brasília trabalhar no Comando Local de Greve.


Docentes votam durante assembleia