>

Em reunião dos setores das Ifes e Iees/Imes, ANDES-SN delibera realização do 8º Conad Extraordinário

08/07/20

O 8º Conad Extraordinário, que será realizado virtualmente nos dias 30 e 31 de julho de 2020, terá como pauta a “Prorrogação do Mandato da Diretoria Nacional”. A cada seção sindical é permitida a participação de 1 delegado e 2 observadores, escolhidos em assembleia, que extraordinariamente, ocorrerá virtualmente. A APES realizará a sua no dia 23 de julho.

Por conta da crise sanitária e do isolamento social colocados pela pandemia da Covid-19, o ANDES-SN, em concordância com as 2 chapas inscritas no processo eleitoral que escolheria, em maio, a nova diretoria do Sindicato Nacional para o biênio 2020-2022, decidiu pela suspensão do calendário eleitoral, realizando em maio também a prorrogação da gestão da atual diretoria por mais 90 dias. 

Diante da negativa judicial em relação a ação de prorrogação do mandato da gestão, devido a vigência da Lei nº 14.010/2020 que permite a realização de assembleias online durante o período da pandemia, e com a intenção de manter o sindicato em pleno funcionamento, foi deliberada na reunião conjunta dos Setores das Instituições Federais, Estaduais e Municipais do ANDES-SN (Ifes e Iees/Imes) a realização do 8º Conad Extraordinário.

“Diante do quadro exposto, em reunião da Diretoria Nacional no dia 19 de junho de 2020, diante da possibilidade de não prorrogação do mandato por parte da justiça, foi deliberado pela convocação de um CONAD Extraordinário, baseado nos artigos 24 e 26 do Estatuto do ANDES-SN, que definem, respectivamente que “nos intervalos entre as reuniões do CONGRESSO, por motivos imperiosos e justificados, o CONAD pode deliberar sobre o previsto no inciso I do art. 15, ad referendum do CONGRESSO subsequente”, “II – extraordinariamente quando requerido por um quarto (1/4) das S.SIND ou pela DIRETORIA, em data e local fixados por quem o requerer” e na Lei nº 14.010/2020, para deliberar em pauta única a prorrogação do mandato da Diretoria Nacional Gestão 2018-2020 por um período de até 90 dias prorrogáveis por mais até 90 dias.” Explica a diretoria em comunicado divulgado no dia 22 de junho.

As contribuições para o Caderno de Textos deverão ser encaminhadas ao email da secretaria (secretaria@andes.org.br) até o dia 15 de julho e o credenciamento de delegados e delegadas pode ser feito até o dia 27 de julho.   

APESJF