Evento do setor das Iees e Imes discutiu os principais problemas a serem enfrentados pelos docentes

 

No último final de semana, o  “XVI Encontro Nacional do Setor das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino (Iees/Imes)” foi realizado na Associação dos Docentes da Uenf (Aduenf – Seção Sindical do ANDES-SN) da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), em Campos dos Goytacazes (RJ). O evento “Previdência, Carreira, Salário e Financiamento Públicos”, que contou com representantes de 21 seções sindicais do ANDES-SN, tratou dos ataques à carreira e salário docentes, a Previdência pública e cortes no orçamento das instituições.

As mesas contaram com a presença de Antonio Gonçalves, presidente do ANDES-SN, Sonia da CSP-Conlutas e a Mônica Gomes, do Movimento de Catadores de Campos dos Goytacazes e dos docentes Sara Granemann (UFRJ); Renata Silva, da Universidade Estadual de Goiás (UEG); Epitácio Macário (Uece) e Deise Mancebo (Uerj).

O Encontro indicou o posicionamento do Setor das Iees/Imes do ANDES-SN para o próximo período. Os docentes reforçaram ainda o chamado para o Dia Nacional de Lutas das Estaduais e Municipais, nesta quinta-feira (27 de setembro). Assim como nos dias 17 de outubro e 22 de novembro – Dias de lutas contra o assédio e Combate ao Racismo, respectivamente. Outras e mobilizações nos dias 28 de setembro com o debate sobre a legalização do aborto com o painalo o painel “Direitos sexuais e reprodutivos: legalização do aborto, defesa da vida das mulheres e a trabalhadora docente”. E no dia 29 de setembro, em que ocorrerão atos em todo o país contra o fascismo, inclusive em Juiz de Fora.

 

Leia a matéria completa.