Finalizado o período de inscrições de chapas para a Consulta Pública para Reitoria da UFJF 2019

A Comissão Organizadora da Consulta Pública para reitor e vice-reitor da UFJF, formada por representantes dos Docentes, Técnicos-Administrativos e Estudantes, recebeu as inscrições na terça e na quarta-feira (03 e 04 de setembro), na sede da APES.

Momento de

Uma chapa se inscreveu para o processo de consulta pública. A Chapa 01, Unidos pela UFJF, é composta por Marcus David e Girlene Alves.


Marcus David, ressalta que “Este é um processo fundamental para a vida da universidade. A escolha de uma reitoria e vice-reitoria, escolhidos pela comunidade, legitimados pela comunidade, estabelece a condição de termos dirigentes que possam defender a instituição. Por outro lado, quando escolhidos pelo governo, a tendência é que esses dirigentes sejam representantes do governo aqui dentro. Nós precisamos de representantes da UFJF lutando pelos interesses da instituição junto ao governo e a única forma de fazer isso é com um processo democrático de escolha.”

A candidata a vice-reitora, Girlene Alves, afirma que “Esse processo, nessa conjuntura, não é só a escolha de um dirigente, é a possibilidade de continuar defendendo a universidade pública, gratuita de qualidade e inclusiva e diversa. Acho que a UFJF reafirma o papel dela de ser uma universidade democrática, e quando as entidades coordenam esse processo ainda fica mais claro o papel que cada um de nós temos dentro da instituição.”

Na ocasião, a comissão organizadora reiterou o compromisso com a democracia dentro da universidade e ressaltou a importância do momento de consulta pública. A consulta será realizada nos dias 08 e 09 de outubro de 2019. O debate da comunidade universitária com a chapa acontecerá nesta sexta-feira, 13 de setembro, às 9h, no Auditório de Estudos Sociais (ao lado da cantina do Direito).